Desfralde: prontas para os acidentes?

Desfralde: prontas para os acidentes?

Fazer o desfralde pode ser uma autêntica aventura e cada um o faz à sua maneira, o processo com os meus filhotes foi rápido e penso que há duas coisas absolutamente essenciais para que assim seja…

Começamos no início da semana passada a treinar para tirar a fralda da pequenota (terceira filha), desta vez a sério depois de já termos feito algumas tentativas que não resultaram muito bem.

Gradualmente ao longo da semana os acidentes foram diminuindo e agora já só usa mesmo a fralda para dormir à noite e quando saímos de casa durante muito tempo, porque se for só para pequenos passeios por aqui também já vai sem fralda.

E posso dizer que até foi um processo rápido, no espaço de uma semana a ser consistentes todos os dias conseguimos tirar a fralda.

O que eu acho que seja essencial para este processo ser assim?Primeiro a criança estar preparada, porque se não tiver vai levar muito mais tempo, consegue-se? Claro que sim mas vamos ter muito mais acidentes, vamos entrar em stress e fazer a criança entrar em stress sem necessidade, tudo a seu tempo! 

  • A criança tem que aguentar já algumas horas sem molhar a fralda;
  • ela já deve ter noção que está a fazer xixi ou cocó;
  • já deve ser capaz de descer e subir as calças e cuecas;
  • não deve resistir nem fazer birra quando colocada na sanita ou bacio

E depois não é apenas a criança estar preparada, nós mamãs também temos que estar, a minha filhota já estava preparada há algum tempo e se tivesse insistido um pouco no verão passado provavelmente até teria conseguido, mas nem sempre nós estamos prontas.

Temos que estar prontas para lidar com os acidentes porque vão acontecer, temos que ter a paciência necessária para ensinar a criança e passar por todo o processo. E este pode não ser um processo simples, então é importante também nós estarmos preparadas e determinadas, assim seremos bem-sucedidas de certeza.

Deve de haver imensas formas e truques para fazer o desfralde, umas que funcionam melhores do que outras, mas todas as crianças são diferentes por isso o que resulta com umas pode não resultar com outras

O que fiz com os três filhotes foi durante o dia tirar a falda de uma vez, em vez de ir fazendo aos poucos. Claro que isso só funciona quando estamos no verão, no inverno não é muito boa ideia entrarmos nestas aventuras!

Se usamos cuecas (fraldas) de treino? Sim, para eles se irem habituando mas do meu ponto de vista com base na minha experiência não são eficazes se queremos fazer o desfralde rápido, porque apesar de subirem e descerem como cuequinhas continuam a ser fraldas e para as crianças é a mesma coisa que as fraldas normais.

É importante estarmos preparadas para os acidentes porque é inevitável haver alguns e há sempre daqueles que dão histórias que a gente nunca vai esquecer! Eu tenho algumas dessas com as meninas, com o rapaz não, mas são demasiado nojentas para partilhar!

À noite é mais difícil, porque as crianças estão a dormir e não têm consciência, por exemplo, a minha pequenota ainda é frequente fazer xixi mesmo na sesta da tarde. Então é algo que vai acontecer com o tempo, a não ser que queiram estar a acordar a criança durante a noite.

O que fiz com os mais velhos e o que vai acontecer com a mais nova é que vou deixar que seja natural. Se eles fizerem antes de ir para a cama vão-se habituando gradualmente e vai acontecer de forma natural eles começarem a acordar com a fralda seca, nessa altura pode então tirar-se a fralda!

Cá em casa também não usamos bacios, quando foi da mais velha até tivemos vários, desde os simples, aos com bonecos e música mas acabei por chegar à conclusão que os redutores para a sanita são bem mais práticos e não tem que depois se fazer a transição do bacio para a sanita!

desfralde 2

Por isso comecei a usar redutores ainda com a mais velha e tem sido sempre assim, os mais velhos tiveram daqueles que têm as escadas incorporadas mas entretanto partiu-se então agora com a pequena optei por ter o redutor e depois um banquinho próprio para eles.

Assim pode-se usar o banco também para os ajudar a lavar as mãos ou a chegar a alguns sítios, é sem dúvida muito mais prático.

Costuma-se dizer que com as meninas é mais fácil, bem a minha experiência contraria isso, foi bem mais fácil com o meu filho, poucos acidentes teve e também foi rápido, as meninas deixaram as fraldas mais tarde e quanto a acidentes então nem se fala, são peritas nisso!

O fato de ser mãe a tempo inteiro e estar a trabalhar em casa também facilita imenso esta tarefa porque os podemos acompanhar neste processo sem termos que estar à espera das férias para o fazer!

Como foi com vocês? Já passaram pela fase de desfralde ou estão a passar? Partilhem as vossas experiencias!

Update: tirar a fralda à minha pequenota levou mais ou menos três semanas, ao final deste tempo ela tinha largado a fralda de dia e de noite, simplesmente seguindo o que vos disse em cima. Batiamos palmas de cada vez que fazia na sanita e quando havia um acidente explicava que isso não se podia fazer que ela já era grande, mas sem grandes dramas e sem dar muita importância e isso tornou o processo rápido. Quando estamos todos preparados é tudo muito mais fácil!

banner mae novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.