Boa semana #425 – Vale a pena a visita ao pavilhão do conhecimento?
Fomos visitar o pavilhão do conhecimento este fim-de-semana e sem pagar bilhete graças ao cartão ciência viva que descobrimos recentemente. Quem por aí conhece este cartão?
Descobrimos o cartão ciência viva nuns comentários, num grupo de famílias numerosas do Facebook. É uma das grandes vantagens de vivermos na era das redes sociais, a informação fica muito mais acessível, bem como a partilha de dicas! O cartão teve um custo de 50€ e permitiu inserir os 2 adultos e as 4 crianças, agora a entrada no pavilhão do conhecimento e todos os centros de ciência viva do país é gratuita, válido por um ano. E ainda tem inúmeros descontos numa série de outras coisas por todo o país!
A nossa primeira visita foi ir ao pavilhão do conhecimento, que está com a exposição dos dinossauros, que são sempre algo muito atrativo para os miúdos. O acesso com o cartão é feito pela loja de lembranças, este é um pequeno senão, porque temos uma série de pedidos logo à entrada 😅. Mas pelo menos não há filas, temos de pedir os bilhetes na mesma, embora seja gratuito, é muito simples, basta apresentar o cartão!
Começamos pela zona da exposição dos dinossauros e logo ali há imenso para eles explorarem, muita informação para aprenderem, tem uma zona de arqueologia que eles podem explorar. Dinossauros que mexem, que fazem barulhos, logo ali passamos um bom tempo.
Depois no andar de cima é todo um mundo, com imensas experiências que eles podem explorar e ver as alterações que acontecem ao nível de som, imagens, movimento, facilmente dá para passarem uma tarde só nessa sala, há mesmo muito para eles aprenderem e nós também!
Tem uma zona de uma bicicleta que anda sobre uma corda que eles adoraram, pelos corredores há também imensas experiências que podem ser exploradas.
E depois ainda há uma espécie de parque infantil com uma série de coisas, algumas partes para os mais pequenos, mas os meus maiores também se divertiram imenso por ali. É como se fosse um parque infantil, mas não é bem porque tem imensa coisa para eles explorarem e testarem, de novo, uma sala onde podem facilmente passar uma tarde.
Mais abaixo ainda há uma sala de oficinas onde eles podem dar asas há imaginação e montarem uma série de coisas, com diversos materiais diferentes, desde labirintos, a experiências eletrónicas, experiências mais aerodinâmicas, pensem em ciência, há mesmo de tudo por ali!
Para quem vem de fora é bom reservarem umas boas horas para passar por lá se estão a pensar visitar, porque se têm miúdos que gostam de ciência, vão precisar! Para quem é de cá, é um sítio para visitar muitas vezes e aí o cartão ciência viva torna-se num fantástico aliado, principalmente para as famílias numerosas!
Respondendo à questão se vale a pena visitar o pavilhão do conhecimento? É um grande sim e com o cartão ciência viva até dá para ir várias vezes ao ano. É sem dúvida um local perfeito para manter os pequenos entretidos naquelas tardes chuvosas que ninguém gosta de ficar em casa!
Quem por aí já visitou o pavilhão do conhecimento? Quem conhece o cartão, que outros locais gostam de visitar com ele?