Boa semana #394 – Consigo ver a minha aorta pulsar, e agora?
Consigo ver a minha aorta pulsar, e agora? Na semana passada voltei ao cardiologista, para uma visita final numa sequência de 3 visitas em cerca de 2 meses precisamente porque consigo ver a minha aorta a pulsar quando estou deitada. O cardiologista já me conhece há uns anos, foi ele que me diagnosticou e a síncope neurocardiogénica e me deu uns ensinamentos preciosos para a controlar, foi também ele que me diagnosticou o meu aneurisma ventricular, defeito de fabrico!
E desta vez o que me levou a consultar foi o conseguir ver a aorta a pulsar na barriga, sempre que estou deitada de barriga para cima dá para ver claramente a minha aorta a pulsar, foi um bocadinho assustador. Ainda antes de ir ao cardiologista falei nisso à endocrinologista, porque tive consulta logo após me ter apercebido e foi ela que aconselhou o cardiologista, porque já tinha um, para despistar a possibilidade ser um aneurisma da aorta, não ganhei para o susto.
Na primeira consulta destas três, começou por mencionar que embora um aneurisma fosse uma possibilidade, que o meu risco era muito baixo, por ser mulher, pela idade, pelas minhas tensões baixas, não tinha um único fator de risco e então ia começar por passar uma ecografia, mas depois de fazer a auscultação detetou um sopro e um aumento da pulsatibilidade e passou logo um TAC deixando a ecografia para depois.
Fazer o TAC foi um autêntico desafio por causa da minha síndrome de pânico, mas felizmente o técnico que me acompanhou durante o processo no hospital dos Lusíadas foi 5 estrelas. Quando tive de ficar fechada num cubículo fechado a beber água a minha ansiedade disparou, falei com ele e foi muito compreensivo e apoiou-me durante todo o processo, sempre a verificar se estava bem e para que tudo fosse feito o mais rápido possível.
Isso ajudou imenso no processo e só senti a minha ansiedade em níveis mais elevados quando estávamos a meio do exame, mas felizmente foi durante bem pouco tempo e consegui controlar.
Os relatórios chegam à nossa área online bem rápido e felizmente parecia estar tudo bem, apenas umas pequenas alterações num dos rins, que o cardiologista depois nem deu grande valor. Mas de uma perspetiva holística aqui vem confirmar o que já sabemos sobre ansiedade e pânico e a energia do rim, há uma interligação entre os dois.
Depois na segunda consulta marcou uma ecocardiografia porque ele queria confirmar algumas coisas para ter mesmo a certeza, alguns diâmetros que ele consegue observar na ecografia. Mais uma semana de espera, mas esta já mais tranquila.
Na ecografia confirmou que estava tudo bem com a minha aorta, o aneurisma ventricular estava ligeiramente maior e mencionou que podia até ser a causa das minhas enxaquecas, que me acompanham desde criança, passou-me uma medicação para ver se diminuíam as crises…
Felizmente não passou de um susto e o cardiologista até mencionou que neste caso o pulsar visível da aorta é um sinal de que está saudável de não tem nenhuma calcificação ou obstrução!
Foi uma semana de boas notícias! E por aí como correu a vossa semana?