Boa semana #35 – quando os pequenos ficam doentes é preciso manter a calma

Boa semana #35 – quando os pequenos ficam doentes é preciso manter a calma

Quando os nossos filhotes ficam doentes parece que todo o nosso conhecimento desaparce e de repente ficamos sem saber o que fazer, pelo menos era o que acontecia comigo, também acontece contigo?

Todas as segundas-feiras costumo escrever aqui um artigo para marcar o final de mais uma semana e o início de outra, de mais um pouco do caminho na direção dos nossos sonhos, mas está semana não me foi possível porque estava no hospital com o meu filho, não que me faltassem os recursos ou o tempo para o fazer, mas porque simplesmente não tinha disposição para isso e por isso o estou a fazer apenas hoje.

Quando a minha filha mais velha nasceu qualquer pequena febre ou alteração me deixava nervosa e mesmo depois de terminar o curso de naturopatia 4 anos depois, apesar de todo o conhecimento adquirido ao longo do percurso continuava a ter a mesma reacao. Hoje em dia já não sou assim, trabalhei muito o meu desenvolvimento pessoal e isso permite-me hoje em dia manter a calma e ir ao médico de urgência apenas quando não há mesmo outra solução.

Para teres uma ideia nos últimos 2anos fui apenas ao médico de urgência 5 vezes com os meus 3 filhos, foi uma depois de a minha filha estar com febre e vomitos apos 4 dias para apenas me dizeram que estava a fazer o tratamento correto, outra que a minha filha rasgou o queixo e levou 4pontos, outra vez quando partiu o braço, na outra tinha urticaria por todo o corpo e febre de 40ºc que não cedia e este sábado que terminou com um internamento de 4 dia.

As gastroenterites tratam-se cá por casa, bem como gripes, constipações e estados febris, realmente só conseguimos fazer isto se nos conseguirmos manter calmas, confiarmos nos nossos instintos e na nossa sabedoria. Não é nada fácil quando os nossos filhotes ficam doentes mas se ficarmos nervosas e a pensar no pior não só perdemos a capacidade de agir e de aplicar os conhecimentos que já temos como acabamos por atrair ainda mais coisas negativas.

Manter a calma nestas situações não é algo que se consiga do nada, requer algum treino e muitas vezes afastarmo-nos das pessoas que nos rodeiam e que são dadas ao drama, conheces esse tipo de pessoas? Eu conheço umas quantas, parece que tudo é um drama.

Estes dias não foram nada fáceis, entramos no sábado nas urgências com o meu filhote com imensas dificuldades respiratórias, o tempo ia passando e ele não respondia à medicação, com três filhos como deves calcular foi necessário mobilizar uma série de pessoas para ajudar e ao final do dia ao perceber que ele não melhorava e não ia sair do hospital foi necessário gerir uma série de coisas e mesmo assim o cansaço já era tanto que acabei por me esquecer de metade das coisas que eram necessárias.

E manter a calma não foi nada fácil, não só pelos dramas que eram feitos à minha volta, mas também pela situação ser séria e por o meu pequenito estar mesmo assustado e como deves calcular não queria ficar no hospital (depois da estadia e de fazer amigos não se queria vir embora!). Passei o dia de sábado no hospital e o pai substituiu-me à noite, para eu depois poder fazer os dois dias seguintes e não foi fácil deixa-lo, mas ele estava a ser bem cuidado e eu precisava de recuperar energia para os dias seguintes que ia ter que lá ficar, que na altura já sabíamos que seriam pelo menos 3…

Então quando temos muitas pessoas a opinar sobre o que não sabem e a fazer filmes precisamos de conseguir filtrar o que nos é dito e apenas reter o que importa, conheces aquela expressão “entra a 100 e sai a 1000”, pois bem é isso mesmo que devemos fazer com os dramas!

Perante um filhote doente se te começares a sentir nervosa e sem sentir o que fazer, experimenta fazer isto:

  • Primeiro isola-te uns minutos, respira fundo e expira a tensão as vezes que forem necessárias até te sentires mais calma.
  • Depois pensa em que sinais ou sintomas precisas de procurar: febre, vómitos, sonolência, rigidez da nuca, dores, manchas ou borbulhas na pele, a respiração, mobilidade de alguma articulação (caso de queda), feridas… o necessário consoante a situação.
  • De seguida pensa no que é necessário fazer para solucionar o problema e se é algo que possa ser feito ou se será necessário ir ao hospital por exemplo para fazer um raio-x, levar pontos, oxigénio ou alguma outra coisa que só possa mesmo ser feita em meio hospitalar.
  • Se durante o processo necessitares de repetir o primeiro passo fá-lo as vezes que forem necessárias.
  • Repete para ti “eu consigo solucionar esta situação” “eu estou calma”
  • Se houver alguma pessoa a fazer drama não a deixes falar, inventa uma desculpa qualquer, que falam mais tarde, ou que precisas de verificar alguma coisa e afasta-te, não permitas que nada te tire a calma

Acima de tudo lembra-te da resistência das crianças, elas normalmente facilmente recuperam e são poucas as situações que realmente se tornam mais graves e é importante não pensar logo nelas, dar sempre um passo de cada vez consoante a evolução da situação.

As crianças captam o que sentimos, então transmitir calma e segurança é essencial para o desenrolar positivo da situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.