Vamos fazer sinos com os pequenotes para decorar a árvore?

Vamos fazer sinos com os pequenotes para decorar a árvore?

Este ano que tal dar um toque especial à árvore de natal com decorações feitas pelos pequenotes?

Eu não tenho grande jeito para os trabalhos manuais e antes de começar acabo por ficar sempre um pouco sem saber o que fazer, mas depois à medida que me vou envolvendo na tarefa as ideias lá surgem e o resultado final até acaba por ser divertido e diferente como gostamos cá por cá casa.

No ano passado o projeto da escolinha foram as estrelas e este ano foram os sinos, não fazia ideia de como fazer sinos, então comecei por pesquisar no Google mas também não cheguei a lado nenhum. Tinha que ser um projeto que fossemos capazes de fazer porque o objetivo era fazer o sino em família, depois ao dar de caras com uns materiais lá surgiu uma ideia e à medida que íamos fazendo fomos tendo ideias para melhorar e tornar mais original o trabalho final.

Claro que os olhos e a boca não podiam faltar, algo que não se costuma ver nos sinos de natal por aí mas que como sabem as crianças adoram meter olhos e bocas em tudo! Fica mais giro dizem eles, já as nossas estrelas de natal do ano passado até cabelo tiveram!

O projeto neste caso era para decorar a escola mas também o podem aplicar à vossa árvore de natal, o objetivo é fazer pelo menos uma decoração com a criança e que ela a possa colocar na árvore, ela vai certamente adorar e encarregar-se de mostrar o seu projeto a todos os visitantes da casa nesse período!

Esta é uma excelente atividade para fazer com os pequenotes nestas tarde mais frias ou que eles até estão constipaditos e que não convém muito sair de casa mas acima de tudo é uma atividade que os vai ajudar a desenvolver e que pode ser feita em qualquer altura do ano. Podem fazer decorações para o quarto deles ou até mesmo brinquedos diferentes, há todo um mundo para explorar nesta área.

E sabem no que vai ajudar também? A criar laços com os filhotes, é preciso ter sempre em mente que não é um projeto para ficar perfeitinho e bonitinho como se possa eventualmente imaginar inicialmente, é acima de tudo um projeto para os estimular, para interagirem e criarem uma coisa gira juntos, dentro das capacidades dos pequenotes como é óbvio. E o que vai ficar no fim é mesmo a recordação na suas memórias do dia que fizerem determinado projeto com a mamã e de como foi divertido (e claro nada de olhar para a bagunça que fica no fim!)

Para além de toda esta componente emocional há também uma parte de desenvolvimento motor, principalmente a nível da motricidade fina que é muito grande. Até há bem pouco tempo não tinha muito a noção do que é ao certo a motricidade fina e de como se pode desenvolver e das dificuldades que podem causar quando há um atraso nesse desenvolvimento, acabei por ganhar essas noções agora com o meu filhote que só agora começa a melhorar essa parte depois de muito trabalho!

Então neste caso do projeto do sino, a mamã pode começar por desenhar a forma do sino, livremente se houver jeito para isso, no meu caso preferi usar um molde e depois deixar os pequenotes recortarem, mesmo que tenham apenas os 3 anos (sempre com supervisão, claro!), isso vai ajuda-los a desenvolver a dita motricidade fina!

sino 2

Depois é decorarem como mais gostarem, nós fizemos uma parte com lã e a outra ficou mesmo com o papel brilhante, compramos um papel que era autocolante na parte de traz para facilitar a parte de colar na lã. Na parte da frente onde não tinha autocolante eu apliquei a cola e depois deixei-o colar a lã. Mas eles também podem colocar a cola, normalmente com um pouco de ajuda quando são mais pequenos.

Mas é mesmo para isso que nós mamãs lá estamos, para os ir ajudando à medida que vão interagindo com os diferentes materiais. E o importante é deixa-los fazer as decorações que quiserem, podem usar purpurinas, vários recortes de papel, tecidos, lã, diferentes tipos de papel, algodão, botões… bem o que a imaginação dos pequenotes e da mamã permitir. Depois é só fazer um furinho na parte de cima, colocar um fio e pendurarem o vosso sino na árvore de natal!

Experimenta com o teu filhote e depois volta cá para partilhares como correu essa experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.