Boa semana #207– Estou com uma pneumonia!
Esta ultima semana e pouco não foi nada fácil, acabei mesmo por ser diagnosticada com uma pneumonia!
A febre começou na sexta-feira dia 22, não é frequente eu ficar com febre mas às vezes acontece e ao final de um dia ou dois no máximo a coisa passa. E desta vez pensei que seria o mesmo. Tratei dos miúdos como sempre, levei às escolas e vim para casa com o pequeno. Decidi que ia ficar a descansar o melhor que conseguisse com um bebé de 11 meses e colocar a novela em dia!!!
O benuron que comigo funciona lindamente na febre desta vez não funcionou e no sábado acordo na mesma, felizmente os miúdos mais velhos foram passar o fim-de-semana com os avós, ficando apenas o mais novo. Fui alternando o benuron com o brufen sem que a temperatura descesse abaixo dos 37,5ºC, o que já era estranho.
E o fim-de-semana passou-se e eu na mesma! Na segunda-feira já a minha cunhada me dizia para ir ao médico e eu sempre a adiar e a fazer a rotina normal com os miúdos. Pelo menos o melhor que conseguia, as forças realmente já não eram muitas então a roupa foi-se acumulando e as coisas desarrumadas também! Vai levar algum tempo a colocar tudo no sitio novamente, principalmente porque ainda não me sinto bem.
Levei-os à escola, às atividades habituais, fui às sessões de fisioterapia. E sempre que conseguia parar e fechar os olhos cinco minutos aproveitava. Fui aguentando a febre o melhor que conseguia e evitando tomar muita medicação, mas ao final de 3 horas após a medicação já estava novamente de rastos… ia prolongando até 5 ou 6 horas sem tomar mas não dava mais do que isso.
E a minha cunhada sempre a dizer-me para ir ao hospital e eu na esperança de que passasse, não me apetecia mesmo nada ir perder tempo para uma urgência, mas acabou por acontecer.
No dia 27 quando cheguei a casa quase às 23 horas estava mesmo no meu limite, o dia tinha sido difícil, com atividades extra habitual e as minhas forças tinha chegado ao fim. Enfiei-me na cama mesmo sem jantar, o papá já tinha tratado mais ou menos dos miúdos e terminou.
No dia 28 acordei com quase 40ºC de febre, mas ainda tentei evitar uma ida às urgências! Liguei para a multicare para fazer uma consulta telefónica com um médico na esperança que me desse um antibiótico e assim evitasse a deslocação à urgência! Mas a médica disse logo que poderia estar com uma pneumonia e que o melhor era mesmo ir ao hospital para fazer exames de diagnóstico.
Liguei para o papá ficar com o mais novo e lá me arrastei para o hospital dos Lusíadas! Não tomei nada, por isso quando cheguei estava de rastos, passado pela triagem fiquei com pulseira amarela. Ao todo foram quase 4 horas passadas nos hospital.
A médica que me atendeu disse-me logo que não devia ter esperado tanto tempo para ir ao hospital, que também preciso cuidar de mim e o quanto é importante estar bem para depois poder cuidar da família. Claro que eu já sei isso tudo, mas é difícil parar quando temos os dias tão ocupados e quando sabemos que as coisas se vão acumular imenso! E há coisas que não dá para parar! E os miúdos continuam a ter escola e atividades e é preciso levá-los lá!
Passou-me análises à urina, ao sangue e raio-X, calculo que com a auscultação ela tenha percebido logo o que se passava, porque pediu raio-X aos dois pulmões e depois especificamente do lado esquerdo.
Primeiro fiz as análises, que iam levar ainda algum tempo a estarem prontas. E depois deram-me medicação para a febre antes de ir fazer o raio-X, uma vez que os resultados deste eram rápidos e ainda ia ter que esperar pelas análises, acharam melhor dar-me logo medicação para aliviar o desconforto causado pela febre!
Depois do raio-X seguiu-se a espera e quando a médica me chamou a primeira coisa que disse foi logo, tem mesmo uma pneumonia! Passou-me logo antibiótico para ser administrado na veia, o que fez com que ficasse mais tempo no hospital.
Felizmente a pneumonia era apenas do lado esquerdo, vim para casa com ordens para repousar e com imensa medicação, xarope para a expetoração, dois antibióticos e claro medicação para a febre. Tudo compatível com a amamentação, claro, assim como a medicação dada no hospital também foi compatível. Na farmácia ao verem a receita perguntaram-me logo se estava com uma pneumonia!
O repouso foi mesmo só no dia, não houve atividades para ninguém, até porque eu estava mesmo sem força! Na sexta-feira as coisas começaram a voltar ao normal, a febre diminuiu e eu voltei à rotina e tentar colocar ordem na casa, na quarta-feira vou voltar a repetir exames para ver como as coisas estão.
Estou longe de estar bem, eu sei. Ainda me custa a respirar, ainda me canso com muita facilidade e os meus níveis de energia ainda não voltaram ao normal, mas a mãe não pode parar!