Boa semana #185 – Tenho uma tiroidite pós-parto!

Boa semana #185 – Tenho uma tiroidite pós-parto!

Nesta gravidez deparei-me com uma série de problemas físicos que não tinham acontecido nas outras gravidez. E depois do parto continuaram a surgir problemas, dois meses após o parto surgiu a dúvida da existência de problemas da tiroide que se vieram a confirmar por exames ao sangue e ecografia à tiroide.




As primeiras análises confirmaram um quadro de hipertiroidismo e as análises seguintes, feitas apenas dois meses depois, já mostravam um quadro de hipotiroidismo vindo a confirmar o quadro clássico de tiroidite pós-parto.

Lembro-me de na primeira consulta a minha endocrinologista após ver as análises me perguntar se não me sentia cansada! Pergunta à qual ela respondeu de seguida que com 4 filhos era normal que não tivesse associado a algum problema de saúde.

A medicação ajudou a controlar os níveis hormonais, mas não ajudou muito no cansaço que é mesmo decorrente da falta de sono e de uma família numerosa para gerir! Mas acabou por ajudar na perda de cabelo, caiu mesmo em grandes quantidades mas entretanto com a medicação melhorou bastante.

Mas vamos então falar um pouco desta questão, que eu desconhecia de todo antes de me deparar com ela neste pós-parto!

O que é?

É uma inflamação da glândula da tiroide que afeta as hormonas relacionadas com esta, como a TSH a T4 e a T3, levando a um desequilíbrio hormonal numa fase por si já delicada e com grandes alterações hormonais como o pós-parto.

Estas alterações podem acontecer até um ano após o parto e levam a sintomas de hipotiroidismo (diminuição dos níveis hormonais) ou hipertiroidismo (aumento dos níveis hormonais) consoante o desequilíbrio que exista.

Poderá, por exemplo, afetar o sono, metabolismo e níveis de energia da mãe.

Pode surgir até um ano após o parto, ser um problema transitório ou evoluir para um problema crónico da tiroide.

Causas

As causas ainda não são muito claras, no entanto acredita-se que se trate de um ataque do sistema imunitário à glândula. Na gravidez o sistema imunitário da mulher fica naturalmente enfraquecido para que não haja rejeição da gravidez, após o parto quando o sistema imunitário começa a voltar ao normal pode atacar a glândula da tiroide como sendo um corpo estranho. Isto vai causar a inflamação da glândula (tiroidite).

A existência de problemas da tiroide antes da gravidez, de problemas na tiroide na família ou a presença de anticorpos anti-tiroideios antes da gravidez são sinais de alerta. Sabendo que já há um maior risco de desenvolver uma tiroidite pós-parto pode deixar a mulher e o obstetra mais atentos aos sintomas que possam surgir.

Sintomas

A forma clássica de se manifestar é com um hipertiroidismo inicial seguido de hipotiroidismo após uns meses. Neste caso o problema pode desaparecer ou evoluir para um hipotiroidismo permanente.

Outra forma de manifestação é apenas com hipotiroidismo que pode, tal como no caso anterior, desaparecer ou tornar-se permanente.

Há também a possibilidade de a fase de hipertiroidismo não se manifestar e surgir apenas um problema de hipotiroidismo que pode desaparecer ou tornar-se permanente.

Sintomas de hipotiroidismo

Fadiga, sonolência, ganho de peso, depressão, queda de cabelo, perda de libido, falta de apetite, prisão de ventre, intolerância ao frio, pele seca, falta de concentração e de memória, rouquidão.

Sintomas de hipertiroidismo

Perda de peso inexplicada, irritabilidade, hiperatividade, alterações no ritmo cardíaco, sudorese, sensação de calor, indisposição com o tempo quente, insónia, tremores, aumento do apetite e sede.

Diagnóstico

As grandes alterações hormonais nesta fase podem tornar o diagnóstico mais difícil. Dependendo do quadro poderá facilmente ser confundido com uma depressão pós-parto e levar a um tratamento errado. Mas o diagnóstico é super simples, basta fazer análises ao sangue (TSH, T4 livre, T3, anti-TPO e anti-TG) que podem ser complementadas com uma ecografia à tiroide.

Na fase de hipertiroidismo os valores de TSH vão surgir abaixo do normal, com O T4 livre normal ou alto e entre o anti-TPO e o anti-TG pelo menos um deve surgir elevado.

Na fase de hipotiroidismo O TSH surge elevado, com o T4 livre normal ou baixo.




Tratamento

Na fase de hipertiroidismo normalmente não se faz qualquer tratamento a não ser que existam sintomas muito fortes. Já a fase de hipotiroidismo é mais comum necessitar de medicação, esta medicação é compatível com a amamentação. E no caso de uma nova gravidez nesta fase a medicação é mesmo essencial para evitar problemas de desenvolvimento no feto. Esta medicação que corresponde basicamente à hormona da tiroide em forma sintética deve ser retirada após um ano, isto se a ecografia e as análises ao sangue mostrarem sinais de melhoras. Mas a mãe deve continuar a ser acompanhada para se ter a certeza que o problema não retorna após se retirar a medicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.