Videojogos e as crianças: é preciso ter bom senso!

Videojogos e as crianças: é preciso ter bom senso!

Esta é mais uma questão em que se observam os extremos, e como em qualquer outra coisa na vida o bom senso, do meu ponto de vista e experiência, está sempre no equilíbrio. Proibir por completo não acho que seja o ideal, afinal os videojogos até podem ser muito uteis como já referi noutras ocasiões, mas é preciso saber escolher o que deixamos os nossos filhos jogar!

Como já devem ter percebido os meus filhos têm acesso a várias consolas cá em casa têm uma v-smile motion, uma Nintendo DS e a mais velha já tem o seu tablet! Na casa da tia têm a wii e uma playstation 3, como a tia não tem filhos acabam por sobrar os mimos para os sobrinhos!

A v-smile é uma consola com jogos didáticos ótima para os mais pequenos e a Nintendo DS também tem bastantes jogos ideais para crianças, para ser sincera convosco nem conheço o outro tipo de jogos da Nintendo. A wii e principalmente a playstation 3 já são consolas mais abrangentes e que já têm jogos para agradar a família toda!

Mas o que me fez escrever este post hoje nem foi nenhuma destas consolas, foi mesmo uma play station portable.

Então estava em hoje no Hospital com o meu filho à espera da consulta de imunoalergologia quando chega uma senhora com outro miúdo, sentam-se ao meu lado, o miúdo pega na playstation e começa a jogar e até aí tudo bem, é uma ótima maneira dos miúdos se distraírem enquanto esperam, os meus também levam, a mais velha por vezes leva a Tablet ou jogam no meu telemóvel.

Mas os sons que o jogo imitia chamaram a minha atenção e fiquei a observar o que o miúdo fazia no jogo, o miúdo devia ter por volta dos 5 anos de idade, mais ano menos ano.

Então no jogo o miúdo era um sujeito armado que começou por dar tiros a um paramédico de uma ambulância, depois conduzia enquanto atropelava pessoas, dava tiros nos helicópteros da polícia e afins! Fazem ideia o me choque ao ver aquilo certo?

Já é mau o suficiente aqueles desenhos-animados de que eles gostam em que há grandes batalhas contra monstros e afins, como os gormitti ou o dinofroz que o meu filho gosta, já sou pouco apologista desses e ele pouco vê, mas ainda são os bons a lutar contra os maus e são monstros e afins, não é muito real…

Agora um jogo em que têm que roubar carros, matar pessoas e atirar contra polícias??? Isso não devia ser jogado por um adulto quanto mais por uma criança tão pequena… com que noções é que esta criança vai crescer?

Não sou contra os videojogos, sou até grande fã deles, mas tem que haver limites e um bocadinho de bom sendo na escolha dos mesmos, especialmente quando são para ser jogados por crianças, não concordas?

As crianças são como esponjas, aprendem tudo, absorvem tudo e normalmente os jogos e as brincadeiras são a melhor forma de lhes ensinar coisas, será este tipo de coisa que lhes deve ser ensinada? Eu acho que não!

E acima de tudo o mais importante é o tempo que passamos com eles e jogar aqueles videojogos próprios para eles com as personagens deles pode ser um excelente momento para criar laços com eles ao mesmo tempo que aprendem coisas novas, boas coisas, divertindo-se. É muito bom ter tempo para todas essas coisas sem stress, realmente o tempo é algo que não tem preço e que não volta atrás, por isso decidi criar o meu negócio a partir de casa e desfrutar dos momentos com os filhotes sendo mãe a tempo inteiro. Tu também podes ter mais tempo para os filhos e irem escolher e jogar os videojogos ideais para ele, espreita aqui como podes também criar o teu negócio online

banner mae novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.