Será que o destino existe mesmo ou não?

Será que o destino existe mesmo ou não?

Já alguma vez pensaste nesta questão?

Penso que a maioria das pessoas vai pensar nesta questão uma ou outra vez na vida e é até possível que se vá mudando de opinião consoante as próprias experiências da vida.

Muitas pessoas também usam o destino como desculpa para certas coisas que acontecem nas suas vidas, quem nunca ouviu as famosas expressões “tinha que ser”, “se tiver que ser teu será”?

A verdade é que eu acreditei no destino na grande parte da minha vida e só bem há pouco tempo refleti mais sobre o assunto e cheguei à conclusão que não faz qualquer sentido termos um caminho traçado ao qual não podemos fugir.

Pensa bem, de que valeria a pena fazeres o que quer que fosse ou tentares moldar a tua vida se a tua história já tivesse contada quando nasces e não pudesses fugir dela?

Mas se pensares bem o destino é a desculpa perfeita para quem está insatisfeito com a vida mas é demasiado preguiçoso para fazer alguma coisa para a alterar. Assim essas pessoas podem ir-se lamentando e fazendo de vítimas ao longo da sua vida com a desculpa que o destino é o culpado de tudo e que nada podem controlar!

Há pouco tempo fizeram-me refletir sobre as pessoas que cometem crimes e que são punidas perante a lei, então se acreditarmos no destino porque é que vamos punir os criminosos por algo que eles não controlam? Se a sua história já estava contada à nascença então não faz o menor sentido, certo?

Ou os estudantes estudarem par os exames, não era preciso se a nota já está escrita é esforço desperdiçado! Ou vacinarmos os nossos filhos se o destino já diz que doenças vão ter. Ou aquelas pessoas que abandonam animais, se já estavam destinadas a fazê-lo não as podemos culpar, não é? ou esforçarmo-nos no trabalho, de que valeria esforçarmo-nos no que quer que seja se tudo já está traçado?

Se o destino existisse não passávamos de meras personagens de um livro de histórias de alguém, não teríamos qualquer controlo sobre as nossas vidas, já refletiram bem sobre isso?

Para mim chegar à conclusão de que não existe isso de destino foi uma libertação, porquê?

Porque a partir do momento que a história da minha vida ainda não está contada sou eu que a posso contar da forma que me apetecer! Passo a assumir a responsabilidade pelas coisas que me vão acontecendo de boas e de más e a vida passa a ser uma aprendizagem em que posso sempre melhorar, em que posso sempre fazer algo para conseguir as coisas que eu quero!

Não é uma grande sensação de liberdade perceber que és tu que podes fazer, ou não, as coisas acontecerem na tua vida?

Todos aqueles sonhos, todos aqueles projetos podem sair da gaveta e podes começar a trabalhar neles porque nenhum destino te vai impedir de conseguires alcançar o que queres!

Não sei qual é a história do destino, mas penso que deve ter sido inventada por alguém que não quis assumir a responsabilidade pela sua vida, porque é sempre mais fácil culpar alguma coisa pela nossa inercia do que vencer essa inercia e começar a fazer alguma coisa!

Se acreditares em ti, na força que tens dentro de ti, se acreditas que todos os dias podes trabalhar para te tornares uma pessoa melhor, para tornares melhor a vida das pessoas que te rodeiam então não podes acreditar em destino!

Agora reflete bem, és a personagem do livro de alguém ou és tu que escreves a tua história? Se achas que és tu que escreves a tua história o projeto que estou a desenvolver é perfeito para ti, vem saber mais aqui, esperamos por ti!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.