Selva sobre rodas – Conseguimos
“Conseguimos” é o título de uma música de uns desenhos animados que é a Selva sobre rodas e é uma música pequena que eu adoro imenso, acho que todos nós devíamos ter o espirito dessa música e desses desenhos animados.
A letra da música é assim:
“Conseguimos
Conseguimos, sim!
Conseguimos ao tentar
Se não for logo à primeira
Há-de vir a vez certeira
Pois conseguimos ao tentar
E conseguimos ao tentar”
Penso que este é o tipo de valores que devemos ensinar às nossas crianças e que muitos de nós, adultos, também precisamos de aprender.
Não importa se falhamos, nem quantas vezes falhamos o que realmente vai fazer a diferença entre alcançar uma meta ou não, é tentar as vezes que forem precisas porque é a tentar uma e outra vez que vamos conseguir como diz a música!
Numa época em que a preocupação com o meio ambiente é grande, mas que ao mesmo tempo tudo é feito descartável acabamos por tornar descartáveis também as amizades, as relações íntimas, os sonhos, os objetivos…
Vivemos numa época em que desistimos de tentar, se não funciona à primeira deitamos fora (isto quando ainda se tenta uma vez) e olhamos em volta e vemos no que a nossa sociedade se está a tornar: sem valores, sem respeito, sem união (tirando nas tragédias, parece que é a única coisas que ainda move as pessoas), sem sonhos, por vezes parece que parecemos robots.
E este pequeno princípio de tentar até conseguir pode fazer uma diferença tão grande: tentar compreender a outra pessoas com que nos relacionamos antes de descartarmos o relacionamento, tentar até conseguirmos atingir os nossos sonhos em vez de os armazenar, tentar coisas novas antes de falarmos mal, apenas tentarmos até conseguirmos, não é simples?
Se tivermos isto bem enraizado na nossa mente vamos sem dúvida lidar melhor com as pequenas frustrações das nossas vidas, vamos entender melhor os outros, vamos lutar pelos nossos sonhos, pelo que nos faz feliz no fundo recuperamos o comando das nossas vidas em vez de sermos como robots presos a rotinas.
Hoje desafio-vos a pegarem num sonho que tenham descartado sem lhe darem uma oportunidade (não importante quais foram as razoes) e que tentem até conseguirem atingir esse objetivo, recuperem o comando das vossas vidas porque ela passa a correr e o tempo é algo que não podem recuperar!
Lembra-te sempre: conseguimos ao tentar!