Receita de pão rápido e fácil

Receita de pão rápido e fácil

Pão quentinho acabadinho de sair do forno, quem não gosta? Nem sempre temos hipótese de ir à padaria na hora que ele sai do forno ou simplesmente queremos disfrutar em casa mas já não chega a casa assim tão quentinho…

Então porque não experimentar fazer em casa? É simples e rápido e podemos comer assim que sair do forno…

Os miúdos adoram e também adoram ajudar a fazê-lo principalmente a modelar as bolinhas.

Hoje foi um desses dias em que experimentamos fazer em casa e foi um sucesso pelos mais pequenos como era de esperar. Até o menino que é mais difícil para comer devorou o pão

Deixo-vos aqui a receitinha que usamos:

Ingredientes:

3 Chávenas de farinha de trigo

1 Chávena de farinha de milho

1 Ovo

1 Colher de sopa de sal

1 Colher de sopa de açúcar

2 Colheres de sopa de manteiga

1 Chávena de leite

2 Colheres de chá de fermento em pó

 

Misturar o ovo com a manteiga, o sal e o açúcar batendo sempre cada ingrediente, depois acrescentar 2 chávenas de farinha de trigo e a farinha de milho.

De seguida acrescentar o leite que vai dar uma massa molinha, a ultima chávena de farinha deve ser acrescentada lentamente para se dar à massa a consistência desejada, tendo sempre em conta que quando mais farinha levar mais duro irá ficar o pão depois de cozido.

Por fim acrescentar o fermento e deixar a massa tapada durante 10minutos.

Prá-aquecer o forno e passado o tempo moldar pequenas bolinhas, achatar o fundo e dispor num tabuleiro polvilhado previamente com um pouco de farinha.

Eu experimentei uns mais pequenos e uns maiorzinhos, gostei mais dos mais pequenos, ficam estaladiços por fora e fofinhos mas densos ao mesmo tempo.

As quantidades de açúcar e de sal podem ser ajustadas conforme se prefira um pão mais doce ou mais para o salgado…

Depois de dourados por cima é só tirar do forno, colocar um pouco de manteiga e comer de imediato, bem quentinho que é quando sabe melhor.

Quando for levar a massa ao forno também se pode dar asas à imaginação consoante o gosto pessoal, se não quiser levar a massa assim simples ao forno pode pincelar com ovo, ou adicionar uns orégão, há quem goste de polvilhar com queijo ou colocar alguma coisa como recheio… dá para todos os gostos basta ter criatividade.

Espero que gostem porque cá em casa adoraram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.