Em modo início do ano letivo…

Em modo início do ano letivo…

Mais umas grandes férias do verão chegaram ao fim, um novo ano letivo está a iniciar, uma nova jornada, com novos desafios para os mais pequenos e também para os papás que os acompanham, mas quais são as expetativas para esta nova caminhada?

Estes primeiros dias de inico de ano letivo são sempre bastante desgastantes, com reuniões, muita nova informação, grandes listas de material, viagem à descoberta de muitos dos materiais pedidos, separar etiquetar e preparar tudo para um início em grande, para que termine também em grande, estes últimos dias têm sido assim!

Começou na quinta-feira com a reunião de arranque da J que vai agora iniciar o 4ºano, que se prepara este ano para terminar o 1ºciclo e que muito vai ter que trabalhar se quiser ir na viagem de finalistas….

Pois é, viagem de finalistas no 4ºano… eu apenas fiz viagem de finalistas no 12ºano mas agora comemora-se cada marco e acho muito bem, porque todas as vitórias, todos os objetivos atingidos devem ser celebrados e no fim de contas, cada ano que aprendem o que lhes é proposto e conseguem avançar é para ser celebrado. São as pequenas vitórias que ajudam a chegar às grandes vitórias.

Ficamos a saber que o ano letivo vai arrancar, mas para variar ainda não a 100%, lembraram-se de andar a trocar auxiliares de uma escola para a outra dentro do agrupamento, então temos novas auxiliares que trabalhavam com miúdos do 5º ao 9ºano a adaptarem-se a uma nova realidade e como se isso já não fosse suficiente ainda falta colocar mais duas auxiliares. O que deixa esta escola com jardim-de-infância e 1º ciclo com pouco pessoal…

E não só, os professores das AEC’s (atividade de enriquecimento curricular) também ainda não estão todos colocados e ainda nem há horários bem definidos… enfim… mais do mesmo, não percebo como se vai ensinar organização às crianças quando o ministério da educação não sabe o que isso é, todos os anos é a mesma coisa, era suposto já se ter aprendido alguma coisa e se é necessário mais tempo para colocar todos os funcionários então essa mesma colocação deveria começar mais cedo, mas não, todos os anos é mais do mesmo…

Na sexta-feira foi a reunião do L, mais um exemplo de falta de organização de quem não sabe o que anda a fazer, neste caso da direção do agrupamento que se lembrou de fazer a receção aos alunos na escola sede que não é onde os meninos vão ter aulas, ou seja, ficaram os miúdos e os pais sem conhecerem a escola onde os filhos vão andar, teve que se andar de um lado para o outro dentro da escola sede e acabaram por ser 3horas de reunião que deixou toda a gente exausta. Até o professor estava em desacordo em relação aos moldes que a receção foi feita…

Felizmente para nós não fez grande diferença, o L vai ter aulas na mesma escola que andou no JI e que a J já frequenta há 3 anos, por isso já conhecemos os cantos à casa, mas a maioria dos meninos e pais não conhecia…

E depois à tarde foi altura de ir às compras, com listagens enormes de material, montanhas de tipos de papel diferentes, que quando foi o 1º ano da J eu nem sabia o que eram grande parte deles. O mais engraçado é que todos os anos pedem o mesmo e eu não vi razões, nem trabalhos da J que justificassem todo o material que foi levado para a escola durante estes anos… enfim… são coisas que nos ultrapassam…

E depois ontem e hoje foi dia de plastificar tudo, organizar para tudo estar pronto para amanhã! E o L já teve direito a trabalhos de casa, bem este foi um fim-de-semana cansativo.

As expetativas para este ano são sem dúvida grandes, de que a adaptação do L seja boa e que esta nova jornada comece com o pé direito e claro que a J termine este ciclo na vida dela também em grande e pronta para a nova etapa!

Amanhã de volta à rotina de aulas e cá por casa de volta ao trabalho a sério, durante aas férias com eles acabei por não trabalhar tanto, são as vantagens de se trabalhar por conta própria a partir de casa, mas agora de volta em força! Tu também podes ter essa flexibilidade de tempo, espreita aqui como!

banner mae novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.