Boa semana #83 – Quanto vale o teu tempo?

Boa semana #83 – Quanto vale o teu tempo?

O tempo é precioso, no entanto a maioria das pessoas hoje em dia vende o seu tempo como se nada valesse e nem se dão conta disso.

A noção de que o tempo passa demasiado depressa já não é nova para mim, aliás acho que quando nos tornamos pais acabamos por nos dar conta da passagem do tempo muito mais facilmente ao observarmos os nossos filhos crescer. Mas tenho uma amiga sem filhos que diz que só se dá conta do tempo que passou quando começa a contar algo e já foi há 10, 20, 30 anos atrás, que de repente parece que tudo é em décadas.

//

Para uma pessoa que tenha patrão e que ganhe 700€ por mês, trabalhando 8h por dia e 22 dias por mês está a receber por cada hora uns míseros 3,98€ por hora… acho que são realmente poucas as pessoas que param para fazer esta conta. Será que o tempo que deixas de estar com os teus filhos, com as pessoas que gostas, de fazer o que gostas vale mesmo tão pouco?

O tempo passa realmente muito depressa, é realmente muito valioso e é algo que não temos como o recuperar, então porque tanta gente o troca por tão pouco?

Calculo que a maioria das pessoas realmente nunca tenha parado para pensar, para ver as coisas por esta perspetiva, mas a culpa também não é delas mas do sistema que as formata para que tenham uma vida assim, por objetivos definidos pela sociedade, de forma a não pensarem muito fora da caixa e para continuarem a dar o seu tempo aqueles que pensam fora da caixa!

Então chega uma hora em que se tem mesmo que dizer: BASTA! Tu tens que te valorizar, valorizar o teu tempo, ser mais exigente, desafiares-te a crescer, porque só crescendo, só adquirindo conhecimento, competências, pensando fora da caixa poderás começar a cobrar mais pelo teu tempo!

E cuidado com as distrações, sim porque há muitas por aí para garantir que tu desperdiças o teu tempo com coisas inúteis e não dás o passo de que é preciso para valorizares o teu bem mais precioso.

Mas não te vou dizer que é um caminho fácil porque na realidade não é, na sociedade em que vivemos não é fácil dar valor a nós mesmos, às coisas que somos capazes de fazer, parece sempre que somos dispensáveis e contentamo-nos com ninharias, por isso será um caminho para fazer passo a passo, ao teu ritmo. Um caminho que passa por melhorares a tua auto-estima, por muito desenvolvimento pessoal, porque quanto mais única te tornares no mercado mais o teu tempo vai valer.

E como é que se começa? É simples, aproveitando todos os momentos que tens livres para desenvolveres as tuas capacidades, o teu auto-conhecimento, os teus conhecimentos, as tuas técnicas, os teus pontos fortes, a tornares-te indispensável porque é quando nos tornamos indispensáveis que o nosso tempo mais vale.

Então em vez de apenas dares o teu tempo a outros e de usares o pouco que resta com distrações que não te permitem sair do mesmo sítio começa a ler mais, mas livros com conteúdo, ou artigos, revistas, sites, vídeos, tudo o que te permita crescer e desenvolver é válido!

A verdade é que é uma jornada que nunca termina mas que se torna muito compensadora, e tu mereces ser valorizada, o teu tempo é muito valioso, mas tu tens que ser a primeira a acreditar nisso!

milagre gravidez

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.