Boa semana #79 – Alérgica ao trigo… e agora?

Boa semana #79 – Alérgica ao trigo… e agora?

Mais uma semana e mais revoluções cá por casa, desta vez das grandes! Isto cada semana acontece uma coisa nova e cada uma é cada vez mais preenchida do que a outra, esta semana começou logo na terça-feira a ir buscar as minhas análises!

Já as tinha feito há quase 15 dias, apenas algumas análises ao sangue que a alergologista achou que seriam mais prováveis de estar a desencadear reação, como já tinha vindo da outra vez o frango voltou a vir positivo, mas o que temíamos acabou por acontecer, a do trigo também vinha positiva e mais elevada que a do frango…

Penso que a alergia ao trigo é uma das piores e não estava nada à espera que acontecesse, porque o trigo está em praticamente tudo o que comemos. Cá em casa sempre tentei reduzir o trigo nas coisas feitas em casa, usando apenas metade de farinha de trigo e substituindo a outra metade por outras farinhas. Sempre que possível optava por farinha de trigo integral em vez da farinha refinada… mas isso é uma coisa, agora substituir toda a farinha de trigo é outra bem diferente.

E nas coisas que se fazem em casa ainda se vai conseguindo, ainda esta semana fiz umas bolachas de laranja sem farinha de trigo que ficaram muito boas, mas e depois todas as outras coisas que se comem fora de casa?

Fazer uma alimentação com restrição de trigo é realmente uma aventura, felizmente hoje em dia ao falar-se muito de glúten foram surgindo muitos outros produtos alternativos que permitem ter algumas escolha. Mas esses produtos continuam a ser muito mais caros do que os que são feitos de trigo, as outras farinhas são também muito mais caras do que a farinha de trigo o que numa família numerosa como a nossa pode dar cabo do orçamento…

Portanto fazer uma alimentação sem trigo vai sem dúvida ser um grande desafio a ser superado, será também uma alimentação muito mais saudável, disso não tenho a menor dúvida e felizmente vivemos na zona de Lisboa o que nos permite ter um amplo acesso a produtos alternativos que no interior não são tão acessíveis, em tanta variedade.

Esta semana tem sido uma semana de experiências ao tirar o trigo da alimentação, mas por enquanto mantenho a ingestão de glúten em cereais como o centeio e a aveia, se a alergologista depois me proibir também a ingestão do glúten aí fica ainda bem mais complicado.

Isto das alergias e de doenças que originam a necessidade de restrições alimentares não é nada fácil, mas por vezes até nos pode colocar num melhor caminho como é o caso, já há alguns anos que sabia que a ingestão de trigo refinado como nos chega hoje em dia não é nada saudável, nem mesmo o excesso de glúten que acabamos por ingerir originando uma série de problemas. Mas como a restrição de trigo é um desafio tão grande ainda não tinha tido a força de vontade para a implementar, embora já tivesse tentado no passado. Agora que se trata mesmo de uma questão de vida ou morte, terei mesmo que passar a implementar estas alterações e claro que a caneta de adrenalina vai passar a andar sempre comigo já que a contaminação com trigo é bem mais provável do que com outros alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.