Boa semana #72 – Encontramos uma psicóloga que faz testes de função cognitiva!

Boa semana #72 – Encontramos uma psicóloga que faz testes de função cognitiva!

Nem acredito que conseguimos finalmente encontrar uma psicóloga que faz testes de função cognitiva e de QI para o L!

Confesso que quando fomos ver a psicóloga Erica à clínica Tejo Saúde a esperança de que ela aplicasse os testes de que necessitávamos não era muito apesar de nos ter sido recomendada, por isso podem calcular o alivio quando ela disse que sim, que fazia esses testes embora não fosse muito habitual pedirem-lhe esses teste isolados, mas percebia o porquê dado o acompanhamento que o L já tinha!

Quando o L foi acompanhado pela primeira vez em psicologia, com apenas 4 anos e meio não fazia sentido a realização destes teste, pois havia a certeza que o que estava a acontecer no jardim de infância era apenas uma questão emocional, o que acabou por se verificar que era verdade, ele respondeu muito bem à terapia, deixando de lado a hipótese de ter síndrome de Asperger. Acabou por evoluir bem no jardim de infância embora sempre com dificuldades a nível da motricidade fina e de autonomia na realização dos exercícios.

No final deste ano letivo com todas as dificuldades apresentadas este tipo de testes começou a fazer todo o sentido, principalmente depois do diagnóstico do síndrome de Irlen, embora seja facilmente corrigido, em Portugal não o é, então era essencial perceber quais as reais capacidades do L e qual o impacto que terão uns ocultos especializados de forma a podermos avaliar a importância de irmos lá fora fazer estes óculos.

E não só, percebendo as suas capacidades e em que patamar se encontra o seu desenvolvimento cognitivo vai permitir saber o que fazer para o ajudar a ter um ano letivo mais fácil na escola, mas principalmente um ano letivo que não tenha impacto negativo na sua autoestima como aconteceu este ano.

É o problema deste tipo de ensino que temos, não é adequado a todas as crianças, muitas crianças têm dificuldades em testes padronizados, em estarem sentadas tanto tempo e têm mais dificuldade de concentração e quando não conseguem atingir os níveis de exigência que fazem às crianças na escola hoje em dia isso não é inofensivo, tem grande impacto sim no desenvolvimento emocional das crianças, mas toda a gente se parece esquecer disso e apenas pesam em resultados que, sejamos sinceros, no futuro a maioria nada serve e rapidamente são esquecidos.

Começou então a nossa jornada para encontrar uma psicóloga, pensamos que seria fácil mas afinal não é assim tão fácil, a maioria das psicólogas parece apenas trabalhar com a parte emocional e não aplica testes. Começamos por perguntar à psicóloga do Lucas mas ela não nos conseguiu indicar ninguém que fizesse esse tipo de testes.

Seguiu-se então a procura de consultas de desenvolvimento, no publico não só era difícil ultrapassar toda a burocracia para pedir uma consulta destas como iria levar muito tempo, então o passo seguinte foi procurar nos hospitais privados, mas por incrível que pareça as agendas estavam completamente cheias, mais um beco sem saída!

Então seguiram-se as clínicas que conhecíamos que tinham informação nos sites, no centro médico de Moscavide no site dizem fazer este tipo de testes, então tratei de ligar para lá e pedir uma consulta para uma criança para realizar estes testes, a consulta foi marcada e pensávamos ter encontrado a solução, mas não era bem assim, quando lá cheguei com o L para a consulta e comecei a falar com a psicóloga ela diz-me que não se sentia à vontade para fazer esse tipo de avaliação, disse-nos para procurar numa outra clínica e até nos deu o contacto, mas acabou por se revelar mais um beco sem saída uma vez que também não tinham vagas!

Nas lista que tínhamos de psicólogas ao final de umas quantas e nenhuma realizar esses testes começa a parecer cada vez mais uma missão impossível! Até que me lembrei de uma mãe de uns colegas deles que é psicóloga e finalmente ela nos recomendou a psicóloga Erica que era amiga dela e dava consultas na clínica dela, que até é aqui perto de casa!

E pronto, já fizemos três consultas, ainda falta mais uma, ele gostou imenso dela e eu também, a clínica é um espaço super simpático bem como a psicóloga que se mostrou super disponível para nos ajudar o mais rápido possível, uma vez que queremos os resultados antes do inicio do ano letivo!

A solução, como sempre, estava mesmo debaixo do nosso nariz e nós nem a víamos, tantas vezes que isso acontece na vida, por vezes é mesmo preciso parar, respirar calmamente umas quantas vezes antes de tentar solucionar algum problema para que a solução apareça mais depressa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.