Boa semana #40 – como lidar com a frustração de forma positiva?

Boa semana #40 – como lidar com a frustração de forma positiva?

Olá mamãs, já pensaram que a frustração é normalmente vista como um sentimento negativo e não é comum tentar-se tirar algo positivo desse sentimento?

Penso que todos nós em alguma fase da nossa vida acabamos por sentir frustração, mas a forma como lidamos com ela pode fazer toda a diferença. Pode ser algo que nos faz desistir e colocar para baixo, mas por outro lado pode ser algo que nos dá um impulso e nos estimula a fazer mais e melhor para vencermos o desafio que nos está a desencadear este sentimento.

Os nossos pequenos sentem sem dúvida muita frustração por, mas todos eles lidam com ela de maneira diferente, até os bebés sentem frustração devido a todas as limitações que têm naquela idade e do grande controlo que existe por parte dos adultos.

Então é importante estimular os pequenotes a vencerem os desafios que vão enfrentando e ensina-los a lidar da melhor maneira possível com a frustração.

Este tem sido um grande desafio para mim, não só aprender a lidar com as frustrações do dia-a-dia como também ensinar os meus pequenotes a lidar com as suas frustrações.

A primeira coisa a fazer é identificar a origem da frustração, pode vir de objetivos que não conseguimos concretizar, pode vir da ansiedade de esperar por algo sem podermos fazer nada, pode vir de limitações, regras que nos são impostas que nos impedem de fazer algo, podem vir de expetativas demasiado elevadas em relação a pessoas ou situações… são várias as situações que podem originar uma frustração daí ser importante primeiro identificar a sua origem para depois se poder solucionar a situação.

Nos bebés isto pode até ser muito comum, principalmente devido à sua dificuldade de comunicação, então é normal que por vezes o choro do bebé seja devido a frustração na falha de tentar comunicar algo, ou da tentativa de fazer algo de que ainda não é capaz…

Então depois de identificada vamos analisar o que podemos aprender desse sentimento e como o podemos usar para superar essa dita situação.

Quando a frustração vem da ansiedade de espera a melhor maneira é usar esse sentimento para produzir outra coisa, assim desvia-se a mente dessa situação, o tempo de espera passa mais depressa e consegue-se fazer algo produtivo enquanto se espera. Com os mais pequenos é o mesmo, quando eles estão ansiosos à espera de algo só temos que arranjar uma atividade que seja proveitosa para eles enquanto esperam, como fazer um desenho-prenda para alguém, fazer um jogo, ler uma história…

Quando nos são impostas limitações ou por alguma razão não conseguimos atingir determinado objetivo só temos que pensar o que está a falhar e o que podemos fazer de diferente para atingirmos o mesmo objetivo… por vezes basta um pouco de persistência, mas outras vezes temos que abrir a mente a perspetivas diferentes e de procurar caminhos diferentes para atingir o mesmo objetivo…

Exatamente o mesmo é aplicado à criança, é importante ajudar as crianças desde pequenas a verem as situações e desafios de diversas perspetivas, ajuda-los a pensar em diversas formas de resolver a mesma coisa, isso vai permitir usar a frustração como combustível em vez de se sentirem derrotados.

Quanto às pessoas, penso que a melhor solução é mesmo não colocar expetativas demasiado elevadas nas pessoas, as pessoas entram e saem das nossas vidas… cada um é responsável pela sua vida e opções, então se não colocarmos as nossas expetativas demasiado altas nas pessoas torna-se mais fácil de não sentirmos frustração derivada dessa situação… mesmo quando se trata dos nossos filhos, temos que entender que a vida é deles e não podemos depositar os nossos sonhos e objetivos neles… eles encontrarão e seguirão o seu próprio caminho, sonhos e objetivos…

Penso que esta é uma técnica simples para não nos sentirmos frustrados em relação às pessoas que nos rodeiam.

E no fundo tudo na vida é uma questão de perspetiva, a frustração é um sentimento supernatural e comum, agora vais usa-la para te sentires derrotada, triste e fracassada ou vais usa-la como combustível para fazeres mais, melhor e diferente?

A escolha é sempre tua, escolhe ser positiva e atrai coisas também positivas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.