Boa semana #38 – A tua perspetiva da vida é única, sabias?

Boa semana #38 – A tua perspetiva da vida é única, sabias?

Está um novo ano a começar, já traçaste o teu caminho para este ano? Qual é a tua perspetiva da tua vida neste ano que está a começar, já paraste para refletir nisso? Qual vai ser o teu caminho? O que vais fazer de diferente para que consigas alcançar os teus sonhos e seja realmente um ano diferente como desejas?

Eu já refleti muito sobre as diferentes perspetivas da vida e já há algum tempo que diversos acontecimentos na minha vida me mostraram que nós não observamos a vida da mesma maneira, cada pessoa tem uma forma única de olhar para a vida e para os acontecimentos que a rodeiam, duas pessoas que vivam uma mesma situação mais tarde vão contar essa história de maneira completamente diferente, já te deste conta? Os detalhes que cada um de nós retém, as emoções que sente são diferentes mesmo que a situação seja exatamente a mesma, no mesmo tempo, curioso não é?

A mim isto já me aconteceu imensas vezes, situações que eu vivi com outras pessoas e quando dou por mim a ouvi-las conta-las a sua versão das coisas eu acabo por dar por mim a pensar: não vivemos a mesma história… mas a realidade é que vivemos.

Só que o nosso cérebro tem uma coisa curiosa ele só dá acesso ao nosso consciente aquilo que nós queremos ter acesso, tudo o resto fica guardado no nosso inconsciente. Para além disso as experiências de vida que vamos acumulando vão-nos fazendo sentir de maneira diferente, vão-nos fazendo mudar a nossa perspetiva ao longo na nossa vida e quando refletimos muitas vezes ficamos com uma ideia diferente da situação daquela que tivemos na altura, faz sentido para ti?

Ter esta noção e compreender bem o seu significa é sem dúvida uma grande lição de vida, sabes porquê?

Primeiro porque te permite perceber que ninguém olha para a vida como tu olhas, ninguém tem a tua perspetiva por isso ninguém te pode dizer qual o melhor caminho a seguir, ninguém te pode dizer que os teus sonhos são impossíveis, ninguém te pode dizer o que deves fazer com a tua vida! Muitos vão tentá-lo fazer, muitos vão usar a sua própria perspetiva para te dizer o que deves fazer com a tua vida, mas se realmente compreenderes como a perspetiva da vida funciona não vais deixar que ninguém te tire os teus sonhos, nem te impeça de fazeres da tua vida aquilo que mais gostas. E acredita que muitos vão tentar disfarçadamente fazê-lo… a sociedade tenta dizer-te como deves viver a tua vida seguindo sempre a mesma linha…

Mas a verdade é que desde que não estejas a magoar ninguém, nem a fazer coisas ilegais com as tuas decisões, a decisão de como deves viver a tua vida deve ser sempre tua e não das pessoas que te rodeiam…

E a outra coisa muito importante que aprendes ao compreender que todos têm as suas perspetivas é a não interferires na vida das pessoas que te rodeiam, não tentares mudar as pessoas que estão à tua volta assim como não queres que ninguém faça isso com a tua vida! Podes sempre apresentar a tua perspetiva às pessoas que te são queridas, apresentar a tua visão, o caminho que queres seguir, mas é importante perceber que o teu caminho não é mais certo, nem mais errado do que as pessoas de quem gostas decidiram seguir. Podem ser apenas diferentes porque as vossas perspetivas de vida também são diferentes!

Ter esta compreensão a mim ajudou-me imenso porque deixei de gastar energia a lutar pela minha perspetiva da vida ou a combater outras… cada um tem a sua, todos vemos a vida de maneira diferente. Muitas vezes temos pontos em comum sim, mas nunca é tudo igual. Ao aceitar isso ficamos em paz connosco, com as pessoas que nos rodeiam, ficamos livre para irmos atrás dos nossos sonhos da maneira que queremos e acima de tudo deixamos de desperdiçar energia a tentar que pontos de vista sejam iguais… aceitamos simplesmente que são diferentes e está tudo bem!

Reflete um pouco nisso, em que situações da tua vida já passaste por teres a pessoa que viveu a mesma história que tu a contar detalhes diferentes? Já sentiste que não tinham vivido a mesma história? Já tentaram mudar a tua perspetiva ou tentaste mudar a de alguém? Qual foi o resultado disso?

Deixo-te estas questões esta semana para refletires porque a aceitação das diferenças e a compreensão de que a nossa perspetiva da vida é mesmo única pode mudar realmente a forma como vais viver este ano!

Acredita em ti que este vai ser o teu ano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.