Boa semana #358 – Vale do Rossim
Vamos falar de mais um sítio lindo da Serra da Estrela? O vale do Rossim, este lugar já é um velho conhecido, cresci a vir a este lugar, tanto de verão como de inverno. Já brincámos na água durante o tempo quente e já fizemos bonecos de neve por aqui!
Encontra-se a cerca de 1437 metros de altitude, a estrada para chegar até lá do lado de Gouveia impõe o seu respeito! Mas também nos deslumbra com uma maravilhosa vista das aldeias que estão espalhadas pela zona que avistamos cá em baixo.
Ao longo do caminho até lá vamos passando por diversas fontes com água bem fresquinha. É nestas fontes que quem por aqui vive vem encher os garrafões de água para beber! Lembro-me de fazer isso desde pequenina e agora os miúdos quando estão com os avós também o fazem!
Ainda se pode ver a cabeça do Velho pelo caminho e mesmo perto do Vale do Rossim está o mondeguinho, a nascente do rio mondego!
Mas o Vale do Rossim vale a visita só por si, uma lagoa artificial formada devido a uma barragem que é de uma beleza incrível!
É a praia fluvial mais alta de Portugal, mas, há praias com água mais fria! Nas zonas menos fundas, no verão, a água até tem uma temperatura agradável. Tem areia num dos lados e espaço mais do que suficiente para se poder estender a toalha!
Algumas árvores e arbustos proporcionam alguma sombra nesta parte, nos meses de verão tem nadador-salvador.
Por ali tem também um restaurante para quem for passar o dia e quiser ir almoçar, mas, um piquenique também é sempre uma boa ideia!
A barragem tem uma zona pedonal que nos proporciona uma vista maravilhosa sobre a lagoa e o vale do outro lado!
No entanto, não é só no verão que este lugar é encantador! No inverno coberto de neve torna-se ainda mais bonito! E é o lugar perfeito para fazer bonecos de neve e brincar um pouco sem muitas confusões!
Ficamos ali completamente rodeados de natureza, a calma, o sossego tornam este lugar mesmo encantador, principalmente naquelas épocas do ano em que não tem muito movimento. Um sítio perfeito para ir meditar e recarregar energias em qualquer altura do ano!
Quem por aí conhece a praia fluvial mais alta de Portugal?