Boa semana #327 – Praia fluvial da Lapa dos Dinheiros e da Vila Cova a Coelheira
A praia da Lapa dos dinheiros e a praia de Vila Cova à Coelheira são duas praias fluviais absolutamente encantadoras! Cada uma com as suas particularidades!
Visitámos estas duas praias em junho quando fomos passar o fim de semana prolongado à minha terra.
A praia fluvial da Lapa dos Dinheiros está inserida numa zona que nos transmite uma paz, um sossego, uma energia intensa que nos envolve e nos deslumbra. Completamente rodeada de majestosas árvores, não é muito grande, embora tenha uma pequena parte mais profunda não é muito, mas uma coisa é: gelada!
A água é tão fria que não sei como os meus três peixinhos quiseram ir lá para dentro, o mais novo molhou o pezinho e afastou-se logo!
Pelo que percebi passam por ali alguns trilhos e sem dúvida gostava de lá voltar para caminhar um pouco no meio daquele cenário magnífico. Desta vez não fomos explorar porque não levávamos calçado apropriado, mas fica sem dúvida registado para uma próxima! É uma praia pequena, sem grande espaço, é boa para os pequeninos brincarem, mas de resto como praia fluvial não é nada por aí além. Mas pela zona envolvente vale sem dúvida a pena a viagem.
Já a praia fluvial de Vila Cova à Coelheira encantou completamente os miúdos que puderam nadar à vontade.
A zona está bem cuidada, tem um bar, várias mesas de merendas, para ir passar o dia e levar os petiscos parece ótima. Tem uma zona para estender as toalhas, não é bem areia, mas dá para o efeito, tem uma zona de relva também.
Não estava por lá ninguém quando chegámos, era sexta-feira, no fim-de-semana é capaz de ser bem movimentada. Tinha uma prancha de onde a mais velha pode saltar, os outros dois ainda não têm destreza suficiente para isso, até porque naquela zona era bem funda.
Fizeram uma represa mais à frente para poderem formar aquela zona de praia mais funda. Um pouco mais à frente da prancha já deu para eles nadarem à vontade, estava um pouco fria, como é esperado na zona, mas nada comparado com a outra.
Está também numa zona que tem imensas árvores, o que torna o local num cenário maravilhoso e bastante tranquilo também! Tem uma ponte antiga o que lhe dá assim um charme especial, vale mesmo a pena visitar.
São sem dúvida dois locais onde apetece sentar e ficar ali em sossego a apreciar paz e a calma, em conexão plena com a natureza!