Boa semana #190 – Vamos falar outra vez do sono do bebé?

Boa semana #190 – Vamos falar outra vez do sono do bebé?

Agora com o nascimento do filho número quatro as minhas antenas voltam a estar no ar em relação a coisas de bebés! Já aqui tinha falado no sono do bebé, na ansiedade de final, nas batalhas contra o sono mas sinto necessidade de falar novamente no sono do bebé porque penso que continuam a existir expetativas erradas do sono do bebé!




Claro que existem aqueles bebés que dão excelentes noites desde recém nascidos e que até fazem grandes sonecas no berço durante o dia. Mas vamos lá a ser realistas: esses bebés são uma minoria!

Esperar que um recém nascido durma a noite toda ou que comecem a dar logo boas noites nos primeiros meses simplesmente não é uma expectativa realista! E é preciso que hajam expetativas realistas para que a mãe se possa preparar o melhor possível para essa fase, para que os tempos dos bebés sejam respeitados com a clara noção de que é normal. E que é que é uma fase e vai passar, mas pode durar meses!

Vou partilhar a minha experiência, com 4 filhos apenas a primeira começou a dormir a noite toda ao final de 2 meses! E no outro extremo o número dois que só começou a dormir todas as noites sem acordar a partir dos dois anos e meio!

Agora já vamos quase em 8 meses e foram poucas as noites que dormiu todas. Acorda pelo menos uma vez por noite para mamar e mais algumas à procura de mimo! É fácil, claro que não! Vou procurar treinos de sono por causa disso? Claro que não!

Penso que os treinos de sono apenas devem ser considerados quando o bebé mostra claramente sinais de falta de descanso. E esses treinos não devem passar nunca por deixar um bebé a chorar no berço! Basta pensar um pouco, quem gosta de adormecer a chorar de desespero??? Ninguém, a não ser que seja masoquista, então pergunto: para quê fazer isso a um bebé indefeso?

Um recém nascido não vai dormir a noite toda e o mais provável é que no primeiro mês acorde de duas em duas horas. Num bebé amamentado é muito provável que passe mais de metade do dias agarrado à mama e que peça mama com frequência. Esse é o seu conforto e vai querê-lo de noite e de dia. Para mim o primeiro mês do bebé é sem dúvida o mais difícil: hormonas descontroladas, falta de sono, cansaço, rotina nova. Mas com o passar do tempo tudo estabiliza, tudo entra nas rotinas, só é preciso ter calma e paciência.

Mas eu vejo as coisas desta perspetiva agora, ao fim de quatro filhos! Porque da primeira também tive expetativas irrealistas e como ela até foi uma bebé fácil foi apenas no segundo que a realidade começou a revelar-se! Era tudo tão mais fácil se fosse claro o que é mais comum e não as exceções.

Também em tempos achei que colocar no berço mesmo a chorar era uma técnica de ensinar a dormir! Embora nunca tenha deixado um bebé sozinho a chorar. Mas tudo se aprende com o tempo, com a experiência e nada melhor do que partilhar essa aprendizagem com os outros e ajudar a tornar o seu caminho um pouco mais fácil.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.