Sexta-feira 13…

Sexta-feira 13…

Boa noite

Hoje é sexta-feira 13, que tal foi o vosso dia?

Eu como não sou supersticiosa tive um dia super normal, mas apeteceu-me investigar onde estaria a origem da superstição associada a este dia, embora não exista nada preciso, ao longo da história existem várias lendas e eventos maus associados a este número e à sexta-feira!

A história mais conhecida na origem desta superstição é a referente a Jesus Cristo que se terá reunido à mesa com os 12 apóstolos perfazendo o número de 13 pessoas à mesa para a ultima ceia, foi também traído pelo 13º apóstolo e terá sido morto numa sexta-feira.

Do cristianismo vem ainda uma história de França, quando o rei Filipe IV se sentiu ameaçado pelos templários ordenando uma caça às bruxas numa sexta-feira13 em que os templários terão sido presos por todo o país, torturados e depois executados

A lenda mais gira e que associa melhor, do meu ponto de vista, a sexta-feira 13 com um dia mau vem da mitologia, então os povos nórdicos antes de se converterem ao cristianismo adoravam uma deusa Frigga e quando houve essa conversão essa deusa, que era uma deusa do amor e do sexo, viu a sua imagem transformada numa bruxa pelos líderes do cristianismo. Reza a lenda que como ato de revolta se passou a reunir todas as sextas-feiras com outras 11bruxas e o diabo para amaldiçoar esses povos. A palavra frigga deu origem à palavra Fridagr, que significa sexta-feira.

witch-155291_1280

Também da mitologia vem a lenda de que Ondin se terá reunido à mesa com outros 12deuses sem convidar Loki o deus da guerra e do fogo, este apareceu na mesma e provocou a morte de Belder

Então a reunião de 13 pessoas à mesa é vista como uma coisa má e terá tido origem então nestes acontecimentos, também regra geral os serviços de mesa têm 12 copos, 12 pratos, 12 talheres…

Na numerologia o 12 é considerado um número perfeito, 12 meses, 12 horas, 12 apóstolos, 12 constelações, já o 13 seria um número irregular de má sorte. A sexta-feira é também considerada um dia de má sorte logo a junção dos dois será uma dupla má sorte!

No entanto as primeiras evidências a este número nem seria más, estas remontam a povos antigos mais especificamente aos egípcios que acreditavam que o ser humano passava por 12 estágios e o 13º corresponderia à vida eterna, daí este número ter sido associado à morte embora neste caso fosse uma coisa positiva, só tendo sido deturpada mais tarde.

Segundo a revista da National Geographic de 2004, nos Estados Unidos cerca de 900 milhões de dólares seriam perdidos nas sextas-feiras 13, por medo das pessoas fazerem negócios!

Convido-te a contrariar a lenda e a juntares-te a nós e a tornares este dia num dia de sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.