Como saber sempre o que fazer para o jantar?
Já chegaram ao final do dia a questionar-se o que fazer para jantar? O cérebro parece que fica em branco e não ocorre nada, ou então só nos lembramos daquelas receitas que já fizemos milhares de vezes.
E quando perguntam ao vosso companheiro e ele vos responde: “não sei, decide tu”, ficamos passadas porque se estamos a perguntar é porque não nos ocorre nada de novo!
Depois lá ganhamos coragem e pesquisamos na net ou online mas parece que falta sempre um ingrediente essencial!
Já passaram por alguma destas situações? Eu já, várias vezes.
E o segredo para resolver o problema é bem simples: organização e criar o habito de fazer menus para a semana ou para o mês. É como qualquer outro hábito, no início custa um pouco a implementar e a mentalizarmo-nos que temos que o fazer, mas o certo é que nos facilita imenso a vida!
Reservem duas a três horas todas as sextas-feiras ao final do dia ou então ao sábado de manhã e dediquem-se a pesquisar receitas, seja em livros que tenham ou na internet e elaborem um menu para a semana, se preferirem também podem fazer mensal, eu pessoalmente prefiro fazê-lo semanalmente, pois, para mim é mais fácil de gerir as coisas semanalmente porque com os miúdos há sempre alterações e coisas que vão variando então um mês é muito tempo para este tipo de gestão!
Depois de escolherem as receitas que vão fazer façam uma listagem dos ingredientes que são precisos e vão para a despensa verem o que têm e o que será necessário comprar, depois é só irem fazer as compras da semana e não se preocupam mais durante a semana com o que vão cozinhar!
Também é muito útil arranjarem um caderno de capas duras para escreverem as receitas que já foram aprovadas aí em casa, assim com o passar do tempo vão acumular uma série de receitas e ao final de uns meses já não vão precisar de tanto tempo para pesquisarem receitas a não ser que queiram fazer algo de novo, eu pessoalmente experimento sempre uma ou outra receita nova por semana.
Eu tenho dois cadernos desses, um para os salgados e um para os doces e vou também guardando os menus por dias e tento não sair muito dessa ordem mesmo que depois acrescente umas receitas assim sei sempre há quanto tempo já fiz cada receita e qual é a receita do dia.
É muito simples e facilita-nos tanto a vida porque, eu não sei como é com vocês mas para mim é mais complicado pensar no que vou fazer do que realmente fazê-lo e assim poupa-se imenso tempo que é fundamental quando temos uma casa cheia para gerir!
A universidade da tribo tem-me ajudado imenso nisto de organizar e gerir melhor o meu tempo, quando há várias tarefas diárias a serem cumpridas esta gestão é fundamental. Não sabes o que é a tribo? Então vem conhecer este grupo de trabalho
//
3 thoughts on “Como saber sempre o que fazer para o jantar?”
Achei super interessante pois já me aconteceu imensas vezes esta situação.
Gostei muito do artigo.
Grande verdade. Bom artigo com bons conselhos. . Obrigada
Excelente artigo, acredito que acontece com a maioria das pessoas.