Boa semana #77 – Uma visita ao otorrinolaringologista

Boa semana #77 – Uma visita ao otorrinolaringologista

Esta semana ficou marcada por mais uma visita do L ao otorrino que nos apanhou uma vez mais de surpresa com os resultados e nos vai deixar mais ansiosos até aos exames do próximo mês…

A terapeuta da fala ao longo destes meses foi achando a voz do L um pouco roupa e mencionou diversas vezes que deveríamos ir a um otorrino para que ele pudesse avaliar as cordas vocais, depois de algum tempo lá marcamos um otorrino pediátrico. As coisas na Estefânia no departamento de otorrino foram tão lentas e funcionaram tão mal que desta vez decidimos optar pelo privado mais uma vez… e não podia ter saído de lá mais surpreendida…

Chegamos lá para que o otorrino avalie as cordas vocais, ele lê o relatório da terapia da fala, faz algumas perguntas ao L para que ele fale e consiga perceber qual é a questão e depois de ver no relatório que ele teve otites serosas pergunta pelos ouvidos dele!

Tento em conta que na Estefânia nos deram alta e não marcaram mais nenhuma consulta de otorrino de revisão, partimos do principio que o problema estaria solucionado… mas parece que não era bem assim…

O médico foi observar-lhe os ouvidos e surpreendeu-me ao dizer-me que as otites serosas dele não tinham passado, que os ouvidos estavam cheios de liquido e que há algum tempo que já não via otites serosas tão más!

Para além disso já apresenta uma perda auditiva na ordem dos 40db, ou seja, uma ligeira perda, mas quase a passar à fase de perda moderada de audição. As otites serosas não dão dores, por isso é fácil passarem despercebidas, mas sendo uma situação que pode ser recorrente, eu pergunto-me porque é que na Estefânia não continuaram a fazer consultas de acompanhamento, porque lhe deram alta sem terem a certeza que o problema seria mesmo solucionado?

A coisas piorou quando o médico se apercebeu que a medicação que o alergologista lhe tinha dado era a mesma que ele lhe ia dar e que o L já faz há meses, ou seja, a medicação não está a fazer efeito. Passou-lhe uma medicação mais forte para juntar à que já faz, mas falou logo na hipótese de colocar tubos de ventilação, que nos faz agora ter que pensar numa possível cirurgia no privado…

Não lhe chegou a ver as cordas vocais, disse que como lhe tem que enfiar um tubo no nariz que é um exame que nunca faz numa primeira consulta, mas pelo que ouviu dele falar que as cordas vocais não o preocupam e não parece ter nada, que os ouvidos são muito mais preocupantes, no entanto vai fazer-lhe o exame na próxima consulta.

E para já suspendemos a terapia da fala, porque e segundo otorrino posso pintar-me de todas as cores que ele não vai melhorar a fala por causa da perda de audição e que solucionando o problema da audição pode ajudar a melhorar a fala por si só…

E pronto, foi assim que entramos numa consulta com uma coisa que parecia insignificante e saí de lá preocupada em solucionar um problema que se pode tornar grave caso não seja rapidamente resolvido. A perda de audição pode ser revertida solucionando a otite serosa, mas a otite serosa também pode causar danos nos tímpanos irreversíveis… vamos agora esperar para que esta nova medicação faça algum efeito e não termos que pensar em cirurgia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.