Boa semana #67- Semana da praia da Junta!

Boa semana #67- Semana da praia da Junta!

A tão aguardada semana da “Praia da Junta” como eles lhe chamam chegou e lá foram todos contentes durante uma semana todas as manhãs para a praia.

A nossa junta de freguesia todos os anos faz, não sei há quanto tempo, mas há pelo menos 6 anos, uma semana de praia tanto para os meninos entre os 6 e os 12 anos como para os seniores.

Inicialmente quando a nossa Vila ainda era sozinha eram 15 dias de praia e levavam os miúdos a partir dos 4 anos, mas depois o nosso governo lembrou-se de andar a juntar freguesias e não só passamos a ser três num, o que calculo que dificulte imenso para a manutenção de tudo como passamos a ter um nome oficial gigantesco…. Na maioria dos documentos continuamos a usar o nome isolado, mas se for um documento que exija o nome preciso da freguesia bem… nunca mais acaba…

Então como a junta de freguesia passou a ter crianças de 3 freguesias para levar à praia cada menino apenas pode ir uma semana, apesar de eles continuarem a fazer as duas semanas. Mas numa semana vão uns e noutra semana vão outros para assim poderem levar o maior número de crianças possíveis. A minha J começou a fazer praia neste programa ainda com os seus 4 anos. Este penso que foi o terceiro ano em que foi apenas uma semana, ou o segundo… bem já não me lembro bem.

Mas este ano o L também já pode ir, no ano passado como ele só faz anos em setembro em julho tinha apenas 5 e ainda não deu para ir, mas este ano estava todo entusiasmado com a ideia!

Os autocarros saem daqui às 8h da manhã, com 6 miúdos por cada monitor, pelo menos dos mais pequenos, os monitores que são também jovens que se inscreveram para acompanhar as crianças nestes dias divertidos e fazer montes de brincadeiras!

A T ainda não pode ir, no primeiro dia ficou um pouco triste ao dizer adeus aos manos quando o autocarro arrancou, mas nos outros dias já estava mais contente, afinal uma manhã só com a mamã e muita brincadeira o parque, mais uma tarde sozinha com a ‘nana’ (como ela lhe chama) podem fazer milagres!

No quarto dia de praia têm direito à bola de berlin na praia que o L dizia inicialmente que não queria, mas que depois acabou por comer toda! E no ultimo dia termina sempre com o almoço já aqui, oferecido pela junta, a famosa pizza! Claro que depois de uma manhã de praia, depois de uma semana em cheio, nada melhor para terminar do que uma bela pizza!

E fartaram-se de aprender canções, algumas um tanto ou quanto estranhas que quando ouvi pela primeira vez fiquei naquela ??onde é que aprendeste isso???, mas ao final de alguns dias já a T também cantava as músicas da praia e nós também já conhecíamos as letras de cor e salteado!

 sem dúvida uma ótima iniciativa da nossa junta, que espero que se mantenha por muito tempo e que inspire outras localidades, afinal é sinal que os nossos impostos estão a ser usados para algo proveitoso e que ocupa as nossas crianças e as deixa felizes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.