Boa semana #57 – O que fazer quando falta a energia?

Boa semana #57 – O que fazer quando falta a energia?

Quantas vezes o despertador tocou e não te apeteceu levantar? Ou pensaste na lista de coisas que tinhas para fazer e te sentiste sem energia para isso? Quantas vezes cumpriste as tuas tarefas em piloto automático e depois nem te lembraste do que fizeste de tão sem energia que te sentias?

Penso que todos passamos por fazes assim ao longo da vida, mas a verdade é que estas fases podem tornar o dia-a-dia bem complicado, por vezes basta alguns dias a sentirmo-nos sem energia para nada e a fazer o mínimo possível para que tudo à nossa volta vire um caos…

Esta foi uma semana um pouco assim cá em casa, o cansaço do ano letivo, e de todas as exigências que acarreta com ele, a notar-se cada vez mais. A juntar-se a isso veio mais uma gripe, claro que como sempre a pequena T foi a primeira a ficar doente, mas nós também não escapamos.

O cansaço acumulado, mais o mal-estar da gripe teve danos cá por casa e foi mesmo uma daquelas semanas em que fazemos o mínimo para que tudo continue a funcionar porque não podemos parar e depois ao final da semana o preço a pagar torna-se muito elevado…

Assim o que se pode fazer para combater estes dias de falta de preguiça de forma a não atrasar tarefas?

  1. A primeira coisa é não entrar no ciclo vicioso de “só mais 10minutos”, porque na verdade nesses mais 10 minutos, não se dorme já como deve ser, o deixar-se ficar na cama muitas vezes pode dar origem a dores de cabeça ou a sensação de peso e a vontade de levantar acaba por ser cada vez menos, ficamos mais atrasadas e ainda mais stressadas por isso o melhor é mesmo deligar o despertador e levantar.
  2. Logo de imediato espreguiçar e fazer alguns pequenos alongamentos, isto vai despertar o nosso sistema circulatório e o sistema nervoso, vai dizer-lhes: é hora de acordar, toca a mexer! E á medida que o nosso organismo começa a acelerar, nós começamos a sentirmo-nos com mais energia
  3. Depois nada melhor do que tomar um duche para acordar, vamos sentir-nos mais frescas, despertas, com mais motivação e energia
  4. E logo seguir um bom e reforçado pequeno-almoço com alimentos que nos deem energia, mas nada de alimentos com elevado índice glicémico que nos fazem ter um pico de energia e depois ficar ainda com menos logo de seguida. O ideal é optar por alimentos integrais e não esquecer da proteína
  5. E nada melhor para melhorar a energia do que nos sentirmos bem connosco por isso nestes dias toca a caprichar no visual e a escolher aquele conjunto preferido que eleva a autoestima!
  6. Planificar um pequeno horário para esse dia com todas as tarefas importantes também pode ser uma mais valia, a organização vai permitir uma poupança de tempo e há medida que as tarefas forem sendo concluídas o bem-estar também vai aumentar.
  7. E nestes dias, principalmente, nada de esquecer as pequenas pausas, fazer alguns alongamentos para estimular o organismo e fazer pequenos lanches energéticos, mas sempre saudáveis, nada de coisas com açúcar! O chocolate preto, com percentagens de cacau superiores a 80% também é um excelente aliado, mas apenas uns quadradinhos, nada de comer toda a embalagem!
  8. E muito importante, todas estas coisas devem ser feitas em mindfulness, ou seja, com a consciência no aqui e no agora. Estar a pensar no futuro nas inúmeras tarefas que temos pela frente ou nas coisas que correram mal no dia anterior só vai fazer com que a energia diminua e não vai solucionar nada! Por isso, o espreguiçar, os alongamentos, o banho, o pequeno-almoço, preparar o look, tudo deve ser feito com a plena consciência do que se está a fazer e a desfrutar o momento.

Parecem pequenas coisas, insignificantes, mas podem fazer toda a diferença num dia em que não apetece sair da cama!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.