Boa semana #56 – Mais um passo para ajudar o L!
O que é que nós mamãs não fazemos para ajudar os nossos filhos a atingir o seu potencial máximo?
Penso que qualquer mamã irá sempre procurar ajudar a sua cria a dar o seu máximo e cá por casa não é diferente, claro que o máximo de cada criança varia e nem todas irão atingir os resultados máximos possíveis na escola e é muito importante ter em conta e saber avaliar quando a nossa criança está a dar o seu melhor, mesmo que isso se reflita em notas baixas na escola.
O L se calhar por ser o irmão do meio e ser bem visível nele os efeitos da síndrome do irmão do meio, ainda por cima ser irmão sandwich de duas meninas, é a criança mais complicada cá de casa!
A jornada começou logo ao nível do JI e continua e temos a certeza de que será uma longa caminhada, mas que no fim irá valer a pena!
Primeiro foi acompanhado por uma psicóloga ainda com 4 anos, que o ajudou a desbloquear e superar imensos obstáculos, 8meses de terapia fizeram uma diferença estrondosa, mas isso seria apenas o inicio desta nossa grande caminhada!
A entrada para o futebol também o ajudou imenso, ajudou-o a fazer amigos, a adquirir capacidades sociais, a estar em grupo, a trabalhar em equipa, a desenvolver a motricidade e tem sido uma grande ajuda, incrível o que o deporto pode fazer por eles não achas?
O ano do pré-escolar acabou por ser superado com êxito e agora com o inico do 1ºciclo vêm outros desafios que têm que ser superados. Inicialmente não estava a ver como poderia dar a volta à questão e já não sabia que caminho poderia seguir para o poder ajudar um pouco mais, embora ele não seja dos casos mais difíceis, e aluno de suficiente, não é assim tão mau e no ultimo período até alcançou um Bom a uma das disciplinas, mas eu sei que ele tem capacidade para alcançar o mesmo em todos.
E um dia enquanto navegava pela net tropecei na síndrome de Irlen e achei que realmente seria uma luz a indicar-nos o caminho, acabou por se verificar que realmente era verdade que ele tinha essa síndrome e agora os seus overlays já o vão ajudando e esperamos a vinda do especialista nas lentes de Inglaterra para podermos dar o próximo passo!
Mas enquanto esperamos há outras questões que precisam de ser solucionadas e a questão da fala era uma delas, por isso esta semana começamos então essa jornada. O L começou a fazer sessões de terapia da fala, ainda vamos estar em fase de avaliação durante algumas consultas.
Articular os sons corretamente é muito importante na aquisição da leitura e da escrita, porque se falar mal, vai escrever mal e terá igualmente dificuldade em ler que depois passa para as outras disciplinas.
É engraçado como nós mães por vezes entendemos a linguagem dos nossos filhos mesmo quando mais ninguém entende e para nós torna-se tão normal que acabamos por não nos aperceber de que realmente existe um problema.
Eu realmente só me comecei a aperceber das dificuldades da fala do L quando ele começou a escrever, claro que o L não tem dificuldades severas, são apenas trocas de alguns sons e por vezes come algumas silabas e habituamo-nos tanto à linguagem deles e não damos conta, quando passam para a escrita é que essas questões começam a vir ao de cima!
Ainda mudámos de seguro à ultima hora porque o seguro que tínhamos não nos dava grande comparticipação nas consultas de terapia da fala, então estamos todos de volta à multicare, deve ser mesmo o melhor seguro que existe por cá, claro que tem imensos planos diferentes, mas adquirimos um semelhante ao da outa seguradora só que nos permite ter acesso às consultas de terapia a menos de metade do que estávamos a pagar com o outro seguro!
Mas tudo se faz apenas para os ajudar a subir mais um degrau!