Boa semana #50 – Que lições a vida te tem ensinado?

Boa semana #50 – Que lições a vida te tem ensinado?

O nosso processo de aprendizagem começa ainda dentro da barriga da mãe, ao longo da vida tudo o que nos rodeia vai-nos permitindo adquirir novos conhecimentos, técnicas para lidar com a vida e de tempo a tempos a vida vai-nos dando grandes lições que nos marcam.

Podemos não nos lembrar nos primeiros tempos de vida, mas elas estão algures guardadas no nosso cérebro e fazem parte de quem nós somos e mesmo sem nos darmos conta disso vão influenciar a forma como lidamos com as situações da vida e vão influenciar a nossa capacidade de aprendizagem com a vida.

Todas estas experiências, toda esta formação de conhecimento no nosso cérebro, todas as emoções associadas a situações são únicas, são nossas e dificilmente poderão ser passadas a pessoas que estejam num nível de evolução diferente do nosso.

Isto foi algo de que me dei conta muito recentemente, o desenvolvimento pessoal, tem esse nome por alguma razão, é pessoal, apenas cada um o pode viver e por vezes damos por nós a observar pessoas que nos são próximas a passar por situações das quais nós já tiramos uma lição…

E na maioria das vezes tentamos passar essa lição para essa pessoa, para que não tenha que sofrer e passar pelos mesmo que nós passamos para obter essa lição, quando vemos então alguém a cometer o mesmo erro, uma e outra vez, sempre a queixar-se e a não nos ouvir pode-se tornar particularmente frustrante.

É importante então haver a consciência de que cada um de nós tem as suas próprias lições para aprender com a vida, que apenas o desenvolvimento pessoal nos permite, por vezes, chegar a certo tipo de entendimento, isso pode ajudar significativamente a reduzir a nossa frustração de não conseguir passar a nossa lição que se seria um atalho para a pessoa a quem a tentamos passar.

Duas pessoas podem passar exatamente pela mesma experiencia, mas as emoções, as recordações, as lições que cada uma vai tirar irão ser completamente diferentes na maioria dos casos, porque cada um de nós vive cada nova experiencia com base no que nos desenvolvemos, com o que fomos aprendendo ao longo dos anos e até a genética entra um pouco para esta soma.

Isto é também uma lição de vida, entender que cada um de nós tem a suas próprias lições para aprender, tem o seu percurso para fazer e que isso requer trabalho.

Para passar para a lição seguinte é sempre preciso aprender a anterior primeiro, então o que é necessário fazer para se ir aprendendo as lições que muitas vezes não sabemos qual é?

Primeiro é importante o trabalho de desenvolvimento pessoal, procura conhecer-te a ti própria, mas verdadeiramente, sem respostas superficiais, quem realmente és? O que queres da vida? Quais são os teus sonhos? Os teus medos? Os pontos fortes? Isto é um processo e um trabalho continuo que não tem fim, é preciso ir sempre subindo degrau a degrau…

Depois no final de cada dia procurar refletir sempre um pouco sobre ele: quais foram os desafios? O que superaste? O que não conseguiste superar? Quais os problemas que tens para resolver? Que soluções poderá haver? Pode parecer insignificante, mas pararmos um pouco ao final do dia para refletirmos sobre ele pode ser o suficiente para aprender algo que durante o dia tenha passado despercebido.

Coloca sempre a questão: o que aprendi hoje? Faz uma lista de tudo o que de novo aprendeste, no inicio pode ser um pouco complicado, mas com a experiencia vais-te dar conta de que a cada dia há sempre algo novo que se aprende por mais pequeno e insignificante que possa parecer é importante.

Mas o mais importante é no fim se valorizar tudo o que se aprende e principalmente aplicar, porque é ao aplicar que estamos a subir o degrau para a próxima etapa!

Pode parecer complicado, exige algum tempo, mas é um trabalho que se torna muito compensador e que pode facilitar imenso a vida! Experimenta durante esta semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.