Boa semana #64 – A vez da mamã ir ao médico!
Esta semana foi a minha vez de fazer uma visita a dois especialistas de uma longa lista de check ups que tenho que fazer. Com os três pequenos é difícil conseguir arranjar tempo e com eles a terem que visitar pediatra, dentista, mais as longas listas na farmácia, por vezes torna-se difícil gerir o orçamento com tantos extras e eles vêm sempre em primeiro lugar então acabo sempre por me descuidar um pouco…
A esta altura já não visito o oftalmologista há quase dois anos e sei que o devia fazer todos os anos e que já preciso trocar lentes uma vez que os meus olhos já se começam a queixar assim como a minha cabeça. Mas o oftalmologista ainda não é uma prioridade, conseguir orçamento para os óculos o L está sem dúvida ainda à frente da minha visita ao oftalmologista. As lentes dele até são mais baratas que as minhas, o grande problema é não se fazerem em Portugal e termos que nos deslocar uma grande distância para os conseguir…
O cirurgião vascular também vai ter que esperar mais uns meses, no ano passado também não fui lá, mas com a minha insuficiência venosa a piorar vou ter que lá voltar assim que o tempo começar a arrefecer.
Esta semana a visita foi ao dermatologista e ao ginecologista. O dermatologista foi o primeiro na lista por ter alguns sinais a incomodar-me e por me ter apercebido que estava cheia de pequenos sinais vermelhos que não fazia a mínima ideia do que eram. Felizmente não é nada de especial, é apenas uma alteração na pele chamada de angioma Ruby. Inicialmente parecem umas pintas de caneta vermelhas, mas podem ir crescendo e aparecem essencialmente no tronco e braços. Têm tendência não só a crescer, mas também a multiplicarem-se, mas tirando isso são inofensivos. Podem sempre ser removidos, mas como não me incomodam não vejo necessidade disso, mas neste momento também ainda só tenho um que poderia ser removido.
O segundo médico a visitar esta semana foi o ginecologista, este é daqueles que aconteça o que acontecer não falho ao check up anual, principalmente devido ao susto que apanhei há um tempo atrás com uma infeção causada pelo HPV. Como costumo fazer o check up regularmente isso permitiu detetar a infeção ainda no inicio, quando as lesões ainda estavam em fase pré-cancerígena. Mesmo assim não foi nada fácil de tratar, levou bastante tempo e os tratamentos embora tenham sido feitos em consultório eram bastante dolorosos.
Mas desta vez só boas noticias, estava tudo bem e até os meus ovários não tinham quistos, tenho síndrome de ovários policísticos e acho que é a primeira vez que uma ecografia não mostra nenhum quisto. Agora é só esperar pelos resultados da citologia para ter a certeza que está mesmo tudo bem.
O ginecologista é um médico que realmente todas as mulheres deviam visitar anualmente sem falhar, uma deteção precoce é sempre o melhor prognóstico para vários problemas femininos graves. E como o meu médico diz, nós temos o privilégio de ter à nossa disposição uma série de meios de diagnostico que em algumas partes do mundo não são assim tão acessíveis, por isso não devemos desperdiçar essa dádiva. Temos que cuidar também de nós, sendo mãe nem sempre é fácil pensarmos também em nós, mas é muito importante que o façamos porque para podermos cuidar bem dos filhotes temos primeiro que estar bem!