Boa semana #52 – A vida é como as estações do ano!
A vida é um mistério que é preciso aprender a amar e a desfrutar apesar dos desafios e constantes alterações que vão surgindo pelo caminho.
Se olharmos para a natureza encontramos a resposta a tudo o que procuramos, observando como as coisas mudam, como tudo tem um ciclo, como outros seres vivos reagem por instinto às mudanças, como se adaptam e como são felizes!
A vida pode ser comparada às estações do ano, pelo menos como elas são conhecidas na maioria dos países, onde há um equilíbrio, porque como em tudo também os extremos.
Até o nosso corpo reage conforme as estações, agora estamos na primavera, pelo menos aqui em Portugal e no hemisfério norte. Uma altura em que tudo renasce na natureza, surgem as novas folhas, as novas flores, a natureza desperta de novo para a vida.
Na nossa vida também passamos por essas fases, o nascimento de um filho, de um sobrinho, de um neto… o começo de um novo projeto, uma nova casa, um novo relacionamento. Aquelas fases onde existe uma alegria imensa e toda a excitação de algo que está a começar! É preciso desfrutar de todos esses momentos únicos e guardá-los bem na nossa memória pois eles serão o combustível do inverno.
Desfrutem cada novo começo, das borboletas na barriga numa nova relação, do primeiro sorriso apaixonante do vosso bebé, da excitação do começo de um novo projeto, não é preciso ter pressa, é preciso sim desfrutar ao máximo de cada momento sem se preocuparem com o amanhã ou com ontem!
Depois temos o verão, a época do calor, quando surgem grande parte dos frutos, época de colheita do que foi plantado na primavera, para nós a época das paixões, da felicidade, pois é, esse é o efeito dos raios solares que permitem ao nosso cérebro produzir a serotonina que é um neurotransmissor muitas vezes também conhecida como a hormona da felicidade!
Podemos compara-lo ao auge de qualquer projeto porque todos os projetos têm os seus altos e baixos, das relações, aquela altura em que tudo já se encaixa na perfeição e podemos desfrutar de um pouco de tranquilidade. É altura para armazenar toda a energia extra sem deixar de desfrutar de cada momento, porque a vida é mesmo assim e foi feita para ser desfrutada.
E então chega o outono e tudo se começa a transformar, as folhas começam a mudar de cor, para o deslumbrante dourado e depois acabam por cair, o ritmo começa a abrandar e toda a natureza se prepara para o inverno.
Na vida também surge o outono e não quer dizer que o fim se aproxima, mas pode ser só uma descida antes da nova subida quando o ciclo se recomeça. Há sempre sinais que nos indicam isso, seja num projeto, numa relação, na saúde, só temos que parar e escutar o que nos está a ser dito para sabermos o que fazer e muitas das vezes só precisamos mesmo de abrandar o ritmo e fazer algumas transformações como na natureza e passar por uma fase mais calma.
E depois surge o inverno onde tudo na natureza parece estar adormecido, onde se gastam as reservas feitas nas melhores estações, a natureza é sabia e nós só temos que aprender com ela!
Todos nós passamos por invernos na nossa vida, por fases menos boas nos nossos projetos, nos nossos sonhos, relações e por vezes significa mesmo o final de uma era, como quando alguém morre ou um projeto termina, ou relação!
Mas a maioria das vezes é apenas um adormecimento, onde é preciso ir buscar as energias armazenadas, onde é preciso pensar que tal como na natureza é apenas uma fase e logo surgirá novamente a primavera!
É preciso parar, refletir e adotar as melhores estratégias e escolher o melhor caminho para que logo surjam novamente os melhores tempos!
Todos temos fazes muitos boas e fases menos boas onde é preciso reduzir a velocidade e refletir um pouco, até a natureza é assim por isso nunca percas a esperança, nem nunca desistas do que desejas alcançar porque dias melhores estão logo ao virar da esquina!