Boa semana #47 – Distrações estão-te a impedir de realizares os teus sonhos?
Vivemos cada vez mais numa sociedade acelerada, com cada vez mais e mais estímulos, mais e mais tecnologia que a maioria quer alcançar, mas por muito boa que a evolução e as novas tecnologias sejam, há um problema, será que já te deste conta dele?
Já paraste para pensar que tudo isso são apenas distrações que te impedem de realizares os teus sonhos, de ser feliz, de olhares com olhos de ver para o que se passa no mundo à tua volta?
Se andas distraída pelo sem número de estímulos a que és exposta todos os dias podes nem te dar conta de que os teus sonhos vão ficando cada vez mais longe…
A televisão já é uma grande distração se não for usada com moderação, mas as verdadeiras distrações vieram junto com a nova tecnologia móvel, smartphones, tablets que levamos para todo lado, onde podemos aceder à internet a partir de qualquer lugar, o facebook é das maiores distrações da sociedade de hoje em dia.
Não estou a dizer que estas coisas são más, antes pelo contrário, podem ser excelentes ferramentas para te ajudar a alcançar os teus objetivos, mas se forem usadas com consciência e da forma correta.
Já te deste conta que ao ligar o facebook, começas a ver o teu feed de noticias e a distração pela enorme quantidade de coisas que todos os amigos publicam podem levar horas do teu dia sem que realmente te dês conta disso?
Mas estas distrações também são muito uteis para os grandes da nossa sociedade, para quem tem interesse que as pessoas se mantenham dentro da sua caixinha, sem levantar grandes ondas e a fazer as mesmas rotinas, que não as levam a lado nenhum, todos os dias.
Quando começas a andar menos distraída e a eliminar todas as coisas que te fazem perder tempo sem trazerem nada de útil para a realização dos teus sonhos, dás-te conta de que muitas coisas que são aceites como verdades, ditas normais na sociedade não te levam a lugar nenhum…
Quantas e quantas pessoas trabalham toda uma vida sem sequer chegarem a desfrutar verdadeiramente dela?
Quantas pessoas trabalham todos os dias para os sonhos dos patrões, deixando os seus próprios sonhos de lado, sem se darem conta de que é isso que andam a fazer?
É esta a mensagem que queremos passar aos nossos filhos?
Ou será que está na altura de eliminar as distrações da nossa vida e começar a acordar para a realidade?
Começa por te perguntar aonde te leva o caminho que estás a traçar neste momento?
Quanto tempo perdes em distrações que não te levam a lado nenhum?
É simples começar a fazer mudanças, sabias?
Bem tantas perguntas para refletir, agora apenas algumas dicas simples:
O facebook é uma excelente plataforma de informação, comunicação e divulgação, mas não te distrais horas e horas a fio a ver o que os outros querem que tu vejas, começa a estipular apenas algum tempo do teu dia para de atualizares, coloca um cronómetro se for preciso para não te distraíres.
Vê o teu e-mail apenas uma vez por dia, não precisas de andar de hora a hora a verificar a caixa do correio, estipula uma hora do dia para responderes a tudo o que seja necessário.
Troca a novela, filmes ou séries sem conteúdo relevante por um bom livro de desenvolvimento pessoal, vais aprender imenso e com isso mudar pequenos hábitos que parecem insignificantes, mas que podem fazer toda a diferença.
Olha para a toda informação que encontras com olhos de ver, não deixes que os gigantes das industrias e da politica te impinjam coisas que não são verdade, investiga por ti, vê os vários lados da mesma coisa, vai fazer uma grande diferença.
Traça um caminho para o objetivo que queres cumprir e não deixes que os inúmeros estímulos do nosso dia-a-dia te impeçam de continuar nesse trajeto.
São pequenas coisas que se podem ir mudando no dia-a-dia, é no fundo um despertar consciente para o que nos rodeia em vez de nos deixarmos levar pelos estímulos, não é tarefa fácil, mas é possível
E claro que o mesmo se aplica às crianças, não é preciso encher as crianças de estímulos, elas têm o seu tempo para crescer, para aprender, para desenvolver novas habilidades e por vezes um livro pode fazer melhor do que muitos dos brinquedos da nova era…
Vamos reduzir estímulos e distrações da nossa vida e observar conscientemente o resultado disso, fica o desafio!