A aprender as cores com a princesa sofia
Olá mamãs
Cá por casa andamos a aprender as cores, a minha pequenina ainda tem muitas dificuldades em distingui-las, o giro é que desde que iniciamos este processo ela passa a vida a perguntar: “que co é?”.
Quando os nossos filhotes não andam na escola cabe a nós ir-lhes ensinando esta e muitas outras coisas, mas nem sempre é um processo muito fácil porque a maioria das vezes não sabemos como faze-lo, há coisas que nem nos lembramos de lhes ensinar!
Eu como já vou no terceiro já fui aprendendo também com os outros, com os erros que fui cometendo, as coisas que correram mal e que por isso já sei que não funcionam, já sei as que funcionam, o ser mãe também é um processo e vamos crescendo também nós com eles e aprendendo!
Quando se prepararem para ensinar algo aos vossos filhos a primeira coisa que têm que ter é muita paciência e prepararem-se para persistirem vários dias!
Eles não têm a capacidade de raciocínio de um adulto, nem a capacidade cognitiva de um adulto e a memória deles tem que ser bem cimentada para que os conhecimentos realmente lá fiquem, por isso, aquilo que parece muito simples para nós para eles não é!
Então para facilitar o processo de aprendizagem da minha filha resolvi comprar um jogo, tipo puzzle da princesa sofia, isto porque são uns desenhos animados de que ela gosta muito. Existem jogos do género de várias personagens, só têm que procurar aquela que o vosso filho gosta mais.
Porque é que usar a princesa sofia torna mais fácil aprender as cores? É muito simples, as personagens vão despertar o interesse dela porque é algo de que ela gosta, normalmente quando os miúdos gostam de uma coisa não a largam, é o que acontece com este jogo, ela está sempre a querer montá-lo
Sempre que faço o jogo com ela vou-lhe dizendo as cores e o nome dos objetos e incentivo-a a ela a procurar e vou ajudando-a a pensar se é ou não a cor certa fazendo perguntas do género: “consegues procurar as peças amarelas”, “é mesmo vermelha essa”
A pergunta “consegues” é muito estimulante para eles, querem ser grandes, fortes então quando a gente lhe pergunta se conseguem alguma coisa eles prontificam-se logo a fazê-lo.
Neste jogo o fato de ser um puzzle também estimula o raciocínio dela por ter que ir encaixando as peças, não é apenas encontrar a cor, ajuda-os também a trabalharem a sua capacidade de resolver problemas.
Escusado será dizer que ela está sempre a pedir-me para jogar e ao final de uns dias já percebeu que o jogo funciona por cores e vai a pouco e pouco aprendendo as cores.
Resumindo para ensinarem alguma coisa aos vossos filhos:
- Antes de mais tenham paciência
- Repitam ao longo do dia o que lhe querem ensinar em forma de brincadeira, neste caso vou dizendo a cor das coisas, vou perguntando se sabe de que cor é, vou-lhe pedindo para ir buscar coisas usando as cores como descrição
- Procurem jogos relacionados com o tema que lhes despertem a atenção
- Usem as personagens preferidas deles
- Não tentem obrigar a criança a aprender, façam disso um jogo
- Festejem cada vez que a criança acertar, porque é um grande feito e isso estimula-os a quererem fazer mais
É muito bom quando podemos ser nós a estar ao lado deles a cada pequena aprendizagem, a celebrar a cada pequena coisa que eles aprendem a fazer em vez de ouvirmos isso de uma educadora, porque já não é a mesma coisa celebrarmos ao final do dia e quando eles são assim pequenos isso faz muita diferença! Se também queres estar com o teu filho e não perder nenhum momento entra aqui e começa hoje a mudar a tua vida