Se está cansado porque é que o meu bebé não dorme?

Se está cansado porque é que o meu bebé não dorme?

Olá mamãs

Provavelmente já se fizeram essa pergunta imensas vezes, ou quando percebem que o vosso filhote está cheio de sono e se recusa a dormir, ou quando veem alguém com o filhote a fazer uma birra enorme e ouvem a mamã a dizer que está cheio de sono…

Mas afinal porque é que o bebé não dorme sempre que tem sono?

E será que o choro ao final do dia é apenas sono?

Não sei quanto a vocês mas eu já passei inúmeras vezes pelas birras de final de tarde, em que o bebé chora a plenos pulmões e ninguém parece perceber o que ele quer, nem há nada que o faça acalmar. Não é de todo uma situação fácil de lidar e é de deixar qualquer pessoa de cabelos em pé por mais paciente que seja!

Existem imensas teorias sobre estas birras de final de tarde, há até quem lhes chame de “ansiedade de final de dia”, não sei se lhe daria este nome mas penso que talvez seja a teoria que anda mais próximo da realidade.

Há quem coloque sempre a culpa nas cólicas e depois ande sempre a dar remédios para as cólicas, eu acho que nem dei por os meus filhotes sofrerem de cólicas, talvez porque não atribuísse todos os grandes choros deles a este problema.

Mas sem dúvida que este choro de final de dia é diferente de todos os outros, o bebé parece irritado e é capaz de chorar até mais de uma hora seguidos sem parar. O que alguns pediatras dizem (e que eu penso ser a teoria mais correta) é que o bebé tem esta fase no final do dia para libertar a tensão e é uma forma de “esvaziar” a mente face a tantos estímulos.

Dentro do útero não havia luz e poucos eram os estímulos que o bebe recebia, cá fora á um sem número de sons, cores, formas, luzes. O bebé tenta apreender tudo e isso acaba por gerar tensão e a forma que ele tem de libertar essa tensão é através do choro.

Essa é também a razão para eles se recusarem a dormir, há tanta coisa nova para ver, explorar, principalmente quando se começam a mexer que não querem de todo ir para dentro da cama para ficarem quietinhos e dormir, há todo um mundo para explorar então eles travam uma luta contra o cansaço que os vai deixando ainda mais cansados e rabugentos por estarem a perder essa luta! Então quando percebem que os outros não vão dormir a frustração do bebé pode aumentar significativamente

Então o que se pode fazer para ajudar o bebé nesta fase do dia?

  • Um banho com um gel de banho calmante (sempre adequado ao bebé)
  • Uma massagem
  • Diminuir sons, luzes e a atividade geral na casa
  • Levar o bebé para uma divisão tranquila
  • Evitar atividades estimulantes quando se aproxima o final do dia, é preferível fazer este tipo de atividades de manha e fazer coisas mais calmas de tarde
  • Cantar baixinho

Cada bebé é um bebé, vão testando e vendo o que resulta com os vossos bebés, para mim o que resultava não era nada disso mas simplesmente ficar com eles ao colo e deixa-los chorar, a partir do momento que percebemos que essa é uma necessidade do bebé penso que o melhor que podemos fazer é simplesmente sentarmo-nos com ele ao colo e deixa-lo chorar o tempo que precisar para se sentir bem.

Pensem um pouco por vezes connosco também é assim, às vezes precisamos simplesmente de descarregar as nossas emoções e não queremos que ninguém nos esteja a tentar impedir de fazer isso, apenas nos irrita mais, os bebés não são diferentes!

Não se deve deixar o bebé chorar sozinho, ou deixar chorar até adormecer de cansaço, não é saudável! É importante mostrar-lhe que estamos ali para ele e que o compreendemos e é sem dúvida muito importante mantermos a calma por mais difícil que seja. Quando o bebé começar a acalmar podemos coloca-lo no berço ainda meio acordado e ficar de mão dada com ele, por exemplo, para que aprenda a adormecer no berço mas também perceba que não está sozinho.

Vê aqui o meu vídeo sobre este tema

 

  Sem dúvida que ajuda não ter horário de trabalho a cumprir no dia a seguir, podermos adaptar o tempo que trabalhamos é sem dúvida uma mais-valia quando temos filhos pequenos! Conhece aqui este projeto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.