Receita de Bolachas de laranja sem glúten

Receita de Bolachas de laranja sem glúten

Os meus pequenotes sempre gostaram muito de fazer bolachas em casa. É uma forma de se divertirem, de aprenderem e de trabalharem a motricidade. Mas quando descobri que tinha uma grave alergia ao trigo deixei de poder sequer fazer a massa para eles…

Então comecei a tentar fazer as coisas que fazia antes mas sem o trigo ou centeio à mistura, fazer bolachas não foi difícil. O difícil foi conseguir encontrar uma receita da qual resultasse uma massa que os miúdos pudessem moldar, que desse para esticar e eles cortarem sem se desfazer toda!

Mas depois de muito tentar lá consegui descobrir, esta massa nem se nota a diferença da que é feita com trigo e as bolachas ficam com um sabor a laranja tão bom! Já para não falar no aroma que deixam por toda a casa enquanto estão no forno.




E os miúdos adoram bolachas acabadas de sair do forno, mas quando são feitas por eles têm mesmo um sabor especial para eles! Então aqui vai a receita:

Ingredientes:

1 ovo

170g creme vegetal derretido

150g açúcar

raspa de uma laranja grande ou duas pequenas

100g farinha milho

100g de polvilho

200g de farinha de arroz

5g fermento

4g goma xantana

Modo de preparação

Misturar todos os ingredientes sólidos numa tigela e em um outro recipiente misturar todos os ingredientes líquidos. Adicionar gradualmente os ingredientes líquidos aos sólidos e misturar tudo muito bem. Deixar a massa repousar tapada pelo menos uma hora antes de a começar a trabalhar. Depois é só espalhar um pouco de farinha de arroz numa superfície lisa e esticar a massa para de seguida cortar com a forma que preferirem! As minhas foram ao forno aquecido a 180ºC durante 10 minutos, mas o tempo de cozedura pode variar de forno para forno e como é óbvio varia também com espessura das bolachas!

O pessoal cá de casa adorou as bolachas, a primeira fornada desapareceu antes da segunda sair do forno! Espero que vocês também gostem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.