Otite serosa: um perigo silencioso!

Otite serosa: um perigo silencioso!

Olá, tudo bem contigo?

Hoje foi dia de irmos ao otorrinolaringologista para uma consulta de acompanhamento do meu filhote no Hospital Dona Estefânia!

Tivemos que levantar um pouco mais cedo do que o habitual para podermos chegar a horas mas os pequenotes não se importaram nada, eles acordam sempre com uma energia de fazer inveja a qualquer um!

A primeira consulta tinha sido um bocado a despachar, mas hoje apanhamos uma médica cinco estrelas, foi impecável a explicar tudo.

Começamos a ir a estas consultas porque o meu pequenote ressonava muito e fazia várias apneias por noite durante o sono, depois de fazer um raio-x aos adenoides que estavam normais e testar alguns alérgenos mais comuns que também vieram negativos fomos encaminhados para o otorrino tanto pela pediatra como pela médica de família.

A primeira consulta de otorrino em setembro do ano passado foi um bocado a correr e à partida seria apenas renite, viemos para casa com um anti-histamínico para o nariz para fazer durante o inverno.

Hoje seria a consulta de seguimento e em relação ao nariz não há nada de especial nesta área então a médica encaminhou-nos para a consulta de imunoalergologia que teremos agora que aguardar!

No entanto havia outra coisa com que nos preocupar: uma otite serosa. A médica passou um audiograma e um timpanograma para se saber até que ponto a audição pode estar a ser afetada, mas só poderemos fazer os exames no hospital para o ano porque fazem as marcações em dezembro para o ano inteiro!

Mediante este cenário teremos que ir à pediatra para que nos possa passar os mesmos exames para irmos fazer no privado!

O que é uma otite serosa?

A otite serosa é a presença de líquido mucoso por detrás do tímpano nas cavidades do ouvido médico, sem que no entanto haja dor ou febre. É um problema frequente nas crianças entre os 2 e os 5 anos de idade e uma das principais causas de surdez infantil (que é reversível com o devido tratamento)

Quais as causas?

Muitas vezes trata-se de uma complicação da otite media aguda. Mas também pode ser causada por adenoides aumentadas ou alterações na trompa de Eustáquio que faz com que haja alterações na ventilação do ouvido e eliminação de líquidos.

Sintomas:

  • Sensação de ouvido tapado
  • Diminuição de audição: pode originar atrasos na fala, falta de atenção na escola, o que facilmente poderá ser confundido com outros problemas
  • Irritabilidade
  • Alterações do sono

Qual o tratamento?

  • A primeira coisa a fazer é descobrir o que está a originar o problema que podem ser alergias, infeções respiratórias frequentes, adenoidites crónicas, alterações anatómicas…
  • O uso de antialérgicos e descongestionantes nasais também podem ajudar.
  • Se o problema não se resolver pode haver a necessidade de colocar uns tubinhos na zona do tímpano para arejar o ouvido
  • A otorrino do meu filhote mandou dar mergulhos no mar, assoar-se com frequência e encher dois balões por dia! Parece que a força que necessitamos de fazer para encher os balões ajuda a arejar o ouvido e a eliminar esse líquido acumulado! Parece simples mas não é nada fácil fazer com que uma criança de 5 anos encha balões, começamos hoje a tentar mas não correu muito bem, vamos ver nos próximos dias.

Agora os exames que ele terá que fazer é que nos vão dizer se este problema é a causa das dificuldades na fala e na escola ou não!

Mas sem dúvida que algo não está a funcionar corretamente, uma vez que foram os problemas no sono que nos levaram ao otorrino em primeiro lugar!

IMG_20150513_111434

Já sabemos que o problema não está a ser causado pelos adenoides e também nunca teve otites, nem grandes infeções respiratórias, apenas uma ou outra bronquiolite mas ainda antes dos 2 anos, depois disso só mesmo as chatas das gastroenterites que nada têm a ver para o caso.

Como os testes a alguns alérgenos mais comuns também vieram negativos, vamos agora esperar por mais exames para ver se se consegue descobrir qual a causa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.