Os bebés também sofrem de azia!

Os bebés também sofrem de azia!

Mas os bebés afinal também têm azia?

Pois é, esta é uma daquelas coisas que aparentemente toda a gente se esquece de nos dizer quando somos mães, ainda não percebi se por total desconhecimento sobre o assunto ou por não acharem relevante…

Mais uma vez parece ser muito mais fácil dizer que um bebé que parece incomodado e com dores sofre de cólicas do que procurar a verdadeira razão do seu desconforto. Não sei se vocês também sentem isso mas foi o que eu senti com os meus filhos, tudo são cólicas, há um total desinteresse por parte da maioria dos profissionais de saúde de perceber qual é o problema do bebé que chora incessantemente e parece desconfortável!

Felizmente para mim descobri que os bebés também sofrem de azia ainda antes da minha filha mais velha nascer, num programa de televisão que era feito pela Tracy Hogg, uma enfermeira que se dedicava a resolver problemas relacionados com bebés, o método que ela aplica é considerado para alguns bastante rígido, mas o certo é que apresenta os seus resultados, nunca o segui à risca mas implementei algumas coisas que aprendi com ela.

O que aprendi ajudou-me bastante na rotina de sono dos meus filhotes, mesmo não o tendo aplicado com a rigidez que ela fazia o certo é que funciona. Então num desses programas ela falou na azia dos bebés porque se deparou com um bebé com esse problema.

Isto acontece nos bebés devido à imaturidade do esfíncter que se encontra num fim do esófago e que se deve fechar depois de a comida passar para o estômago, impedindo assim o seu retorno ao esófago, como ainda há uma imaturidade esse esfíncter não fecha corretamente, dando origem ao refluxo gastro esofágico que pode depois originar esse desconforto no bebé.

Um dos sintomas é um bolsar excessivo quase que em jato e constante, não é só aquele bocadinho no fim de mamar, mas o refluxo não causa necessariamente azia, normalmente só acontece quando o processo de digestão já começou e os alimentos já estão mais acidificados pelos próprios líquidos do estômago.

Vê aqui o meu vídeo sobre a azia dos bebés

 

 

Então que sinais se podem observar no bebé?

  • Chorar incessante
  • Bebé fica irritadiço
  • Agita muitos os braços
  • Dificuldade em dormir
  • Assim que se coloca o bebé na vertical ele cala-se e parece melhorar

Pois é, com este último sinal muitas pessoas pensam que o bebé está apenas mimado, mas não, a posição vertical alivia os sintomas porque impede a retoma dos alimentos para o esófago.

Então o que pode ser feito para aliviar a azia?

  • Durante o dia colocar o bebé naquelas cadeiras próprias para eles que têm o encosto ligeiramente levantado
  • Dar leites apropriados ou no caso de o bebé ser amamentado usar espessante no leite materno (não é fácil, mas pode ajudar em casos em que mais nada funciona)
  • Inclinar ligeiramente o berço para que o bebé não fique completamente na horizontal
  • Numa fase de crise pegar no bebé ao colo na vertical mas sem o agitar
  • Reduzir a quantidade de leite a cada refeição, fazer refeições mais pequenas e menos espaçadas é outra coisa que pode ajudar
  • Se as crises persistirem, consultar o pediatra para que o bebé possa ser avaliado e devidamente medicado

A minha filha mais velha foi a que sofreu mais com este problema, talvez por ter nascido de apenas 37 semanas, aquelas últimas semaninhas dão sempre jeito para algumas coisas! Mante-la na vertical nem sempre impedia o refluxo mas ajudava a alivar os sintomas e ela ficava mais tranquila!

banner mae novo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.