O choro do bebé pode querer dizer que está com frio ou calor?

O choro do bebé pode querer dizer que está com frio ou calor?

Olá mamãs

O bebé chora para comunicar connosco, chora para expressar as suas emoções, para aliviar o stress e no início não é fácil saber a razão do choro do bebé, com o tempo as mamãs acabam por distinguir os seus diferentes choros, mas são poucas as que o conseguem fazer logo mal o bebé nasce, então acaba por ser um processo de aprendizagem, muitas vezes tenta-se perceber o bebé por tentativa e erro até se ganhar prática.

Então é importante saber quais as várias causas de choro e que sinais podem ajudar a reconhecer cada uma delas, frio e calor não costumam ser das primeiras coisas que se pensa quando o bebé começa a chorar, mas por incrível que pareça até é uma causa comum, principalmente quando nos referimos ao calor.

Todos sentimos a temperatura de maneira diferente, aquilo que é frio para uns pode ser uma temperatura agradável para outros e o mesmo se passa com o calor. Com os bebés passa-se o mesmo, cada um é diferente e nem sempre sentem a temperatura da mesma forma que as mamãs, podem sentir mais frio ou calor que elas e não há uma regra específica.

No primeiro mês o bebé tem mais dificuldade em regular a temperatura então é provável que nos primeiros dias precise de ser um pouco mais protegido, mas não é preciso exagerar, regra geral mais uma “manga” é suficiente, mas se o bebé nascer em pleno verão em dias muito quentes isso não irá ser preciso.

Foi o que aconteceu com a minha filha mais velha, ainda levamos tempo a perceber isso, mas ao final de 15 dias de vida ela já andava de alcinhas e pernas ao leu porque realmente estava muito quente e ela também sentia calor apesar dos poucos dias de vida.

É preciso termos sempre em atenção a temperatura a que estão as divisões onde o bebé se encontra e principalmente no inverno, que temos tendência a usar roupa em excesso, em especial quando o bebé está a dormir, isto pode ao sobreaquecimento e pode ser fatal, por isso nunca agasalhem os bebés excessivamente.

As mãos podem-nos dizer facilmente se o bebé está a sentir frio ou calor e é muito simples de ver, mas não se guiem pela temperatura das mãos, porque tal como acontece connosco nem sempre mão frias quer dizer que estamos com frio.

Uma maneira fácil de ver se o bebé está com calor é ver se a palma da mão está suada, é uma coisa super simples e que muitas vezes nos passa despercebida, por acaso tive a sorte de descobrir isso logo nos primeiros dias de vida da minha filha mais velha, o que me ajudou a perceber que ela estava com calor e que apesar de apenas ter 15 dias podia perfeitamente estar de alcinhas.

Um sinal claro de que o bebé está com frio é as mãos ficarem com aquelas manchas arroxeadas, é super simples de verificar, se o bebé começa a chorar esta é a causa mais simples de descartar.

Aqui fica o vídeo que fiz a falar neste assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.