O bebé também usa o choro para dizer que está doente

O bebé também usa o choro para dizer que está doente

O bebé usa o choro para comunicar todas as suas emoções, desconfortos e para pedir o que necessita e nem sempre é fácil perceber o que significa, mas com o tempo as mamãs normalmente começam a distinguir o choro dos bebés. Já falei em artigos anteriores de diversas razões que levam o bebé a chorar, vou terminar esta sequência com a hipótese do bebé estar a chorar por estar doente.

Depois de descartadas todas as razões faladas anteriormente se o bebé continuar a chorar é sinal de que pode estar doente, principalmente se estivermos a falar de um bebé que pouco chora.

Sempre que houver uma suspeita de que o bebé possa ter algum problema de saúde deve-se contatar o pediatra para saber o que é mais indicado fazer.

 Primeira coisa a verificar é se o bebé tem febre, em vez de colocar a mão na desta deve-se colocar a mão por detrás do pescoço já que esta zona mostra melhor a temperatura corporal do que a testa.

Quando os meus filhotes têm febre e não apresentam sinais de constipação a primeira coisa que faço é verificar se há rigidez na nuca. Com a criança deitada fazer o queixo chegar ao peito, a criança deve fazer isto sem sentir dor e sem que os joelhos se encolham em direção ao peito. Se houver rigidez na nuca é importante dirigir-se imediatamente ao hospital já que é um dos sintomas de meningite.

Depois pode-se procurar sinais de outras infeções, no caso das otites se pressionarmos a cartilagem na zona do orifício a criança vai sentir dor, se o bebé tiver uma inflamação na garganta ao comer vai chorar e rejeitar a comida, verificar se sente dor ao fazer chichi. No caso dos bebés que ainda têm a moleirinha aberta verificar se está inchada ou metida para dentro, em qualquer dos casos deve dirigir-se ao hospital já que o primeiro poderá ser sinal de meningite e o segundo de desidratação.

Procurar manchas na pele ou borbulhas, no caso de haver alguma suspeita ou algum sintoma que sugira que o bebé possa estar doente é sempre importante contatar o pediatra, descrever os sintomas do bebé para que o pediatra possa dizer se o bebé deve ou não ser examinado por um profissional de saúde.

No caso de febre num bebé com menos de um mês, mesmo que seja uma febre baixa, deve dirigir-se imediatamente ao hospital. Em crianças com menos de 2 anos com febres muito altas que não têm razão aparente deve dirigir-se ao hospital.

Vê também aqui o meu vídeo sobre este tema:

 banner mae novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.