O bebé acabou de mamar, ainda poderá estar a chorar com fome ou sede?

O bebé acabou de mamar, ainda poderá estar a chorar com fome ou sede?

Olá mamãs

O nosso bebé começa a chorar e a primeira coisa que nos dizem (pessoas a quem não perguntamos nada) é coitadinho está cheio de fome ou de sede!

E aquela famosa frase: tem que lhe dar água! Não há paciência certo?

Muitas vezes o bebé acabou de mamar e naturalmente fome ou sede podem não ser as primeiras coisas que nos vêm à mente e muitas vezes nem ponderamos estas hipóteses mas a verdade é que pode mesmo estar com fome principalmente, sede é mais raro num bebé pequeno.

Até começarem a ingerir refeições sólidas os bebés não precisam de ingerir água, normalmente só após começarem a fazer as duas refeições sólidas por dia é que se começa a oferecer água ao bebé, que inicialmente é provável que ele rejeite!

Nestes primeiros meses os bebés recebem a quantidade de líquidos de que necessitam quer do leite materno quer do leite artificial. Eu costumava oferecer aos meus chá que os pudessem ajudar na digestão ou a dormir melhor, eles pegavam de vez em quando mas nem pegavam muito. O meu filho começou a gostar muito de chá a partir do ano de idade e ajudava bastante para lhe abrir o apetite!

child-228439_1280

Eventualmente num dia muito quente o bebé poderá estar a queixar-se de sede, num bebé amamentado oferece-se sempre o peito, nunca água porque não há essa necessidade, num bebé que beba leite artificial pode-se oferecer água mas sempre em muito pequenas quantidades.

Colocada a hipótese de ser sede de lado será que poderá estar com fome? Sim, pode!

Num bebé amamentado é mais frequente isto acontecer do que num bebé que bebe de biberon, isto porquê? Muito simples, uma grande percentagem de bebés tem a tendência para adormecer quando está a mamar mesmo que esteja com fome, muitas vezes também nós estamos muito cansadas e adormecemos alguns minutos sem nos apercebermos e é normal não nos apercebermos que se calhar o bebé não mamou tudo.

É menos frequente o bebé adormecer com o biberon, mas também acontece, no entanto apercebemo-nos disso com mais facilidade do que num bebé que está na mama, então temos que ter mais atenção.

Neste caso pode-se ir passando o dedo na bochecha do bebé para que ele desperte e comece de novo a mamar, há quem também mexa no pé ou na mão do bebé, eu sinceramente prefiro ir estimulando na bochecha, funcionou bem com os meus!

Outra coisa importante é não cronometrar o tempo que o bebé fica na mama, é importante deixa-lo esvaziar sempre a mama, isto porquê?

O leite materno não é igual no início e no fim, inicialmente o leite é mais liquido e serve para saciar a sede do bebé, na parte final o leite torna-se mais consistente e tem mais gordura e é este leite que vai alimentar o bebe, por isso, se se estiver a cronometrar e não se deixar o bebé mamar até ao fim corre-se o risco do bebé ficar com fome porque não conseguiu ingerir a porção de leite responsável por lhe saciar a fome.

amamentaçao
Outra coisa que se pode fazer é oferecer a maminha à descrição do bebé, deixar que seja ele a decidir o quanto e quando quer mamar, sem ter horas certas, é verdade que é mais trabalhoso e não podemos deixar o bebé fazer da mama chupeta mas assim ele não terá fome de certeza.

Outra razão para os bebes ficarem com fome após mamar quer sejam amamentados ou bebam leite artificial são as fases de crescimento, todos os bebés passam por determinadas fases em que crescem a um ritmo mais rápido e nestas fases necessitam de mais comida.

O leite materno acompanha estas fases de crescimento e naturalmente a mulher vai começar a produzir mais, bem como a qualidade nutricional do leite altera naturalmente. No bebé alimentado a biberon pode precisar de um aumento da dose em 30ml que passada esta fase poderá ou não voltar a diminuir.

Vejam aqui o meu vídeo onde falo sobre este assunto

 

 

banner mae novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.