Não sei, decide tu!

Não sei, decide tu!

Olá mamãs

Quantas vezes disseram ou ouviram a frase “não sei, decide tu”? Provavelmente demasiadas vezes, recusamo-nos a tomar decisões, fazer escolhas porque isso dá muito trabalho num mundo de tantas opções, então somos enganadas pelo nosso cérebro a delegar essas decisões para não gastarmos energia!

Mas que consequências tem isso na nossa vida?

As consequências são muitas e graves, cada vez mais pessoas vivem insatisfeitas com as suas vidas, os casos de depressão aumentam drasticamente, sentimo-nos vazias por dentro, insatisfeitas e muitas vezes nem sabemos a razão!

Porque é que o nosso cérebro nos leva a agir assim?

Não é só pelas inúmeras opções de escola que existem mas porque muitas das vezes nos vemos conflito a tentar decidir se fazemos o que queremos ou se fazemos o que os outros querem!

Queremos tanto agradar, ser aceites, sentir que pertencemos a algo que acabamos por perder a nossa própria identidade neste processo, então este conflito interno é de tal forma desgastante que acabamos de delegar a decisão para outra pessoa!

E fazemos isso inúmeras vezes: na refeição que vamos comer, se vamos sair ou ficar em casa, para onde vamos, o que vemos na televisão ou no cinema e muitas vezes chegamos ao estremo de deixarmos que decidam que profissão vamos ter, onde vivemos!

E um dia cruzamo-nos com alguém que nos pergunta: quem és, o que queres na vida, quais são os teus sonhos, que marca queres deixar no mundo? E bloqueamos porque não sabemos! Dizemos não sei tantas vezes que acabamos mesmo sem saber!

Já te encontraste nesta situação? Eu já, até ao ano passado e o mais assustador é que eu nem tinha noção disso! Foi preciso o meu filho começar a imitar o meu comportamento de “não sei” para eu ter essa noção, porque as crianças são mesmo assim, imitam os comportamentos que veem mesmo que esses nossos comportamentos sejam inconscientes!

E eu sentia-me constantemente perdida, sem rumo, com um vazio, indecisa, eu literalmente não sabia quem era, nem o que queria, felizmente para mim ganhei consciência disso e iniciei um percurso para descobrir todas as respostas a esses “não sei”.

lonely-557913_1280

Passei a assumir o controlo do meu cérebro e a forçar-me a tomar decisões, cada vez que me surgia um “não sei” fazia um esforço enorme para chegar a uma resposta que viesse mesmo de mim e com o tempo esse comportamento do “não sei” passou e agora estou muito mais feliz porque tenho novamente respostas, sonhos, objetivos!

E sabes o mais giro? Esse comportamento no meu filhote também desapareceu, é giro como eles muitas vezes são o nosso espelho!

Claro que não vamos agora tornar-nos egoístas e impor a nossa decisão o tempo todo, mas em vez de “não sei, decide tu” podemos passar a dizer “eu quero isto e tu?” e chegar a um acordo com a outra pessoa quando for situação disso, podem por exemplo fazer alternadamente, uma vez o que um quer a outra o que o outro quer!

É tão simples e pode fazer uma diferença enorme em nós, na forma como nos sentimos!

E de uma coisa eu tenho a certeza, é que estou no projeto certo e que é isto que quero fazer na minha vida pela liberdade que me dá! Se também procuras um trabalho onde tu decides o horário que possas fazer a partir de qualquer lugar com ligação à internet então entra aqui e deixa o teu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.