Libertar sentimentos limitadores (1ª parte)

Libertar sentimentos limitadores (1ª parte)

Dois dos sentimentos mais desgastantes e limitantes que podemos experimentar na nossa vida são para mim a culpa e o medo.

Quem não experienciou em algum momento da sua vida o poder negativo destes sentimentos? Eu já, por diversas vezes e sem dúvida não é fácil ultrapassá-los, acaba muitas vezes uma luta contra o nosso próprio ego mas acredito que podemos sair vitoriosos e mudar a nossa vida ao libertarmo-nos.

Hoje vou falar um pouco mais da culpa que pode ter um peso sobre nós e limitar muito a nossa vida. Temos tendência a sentir-nos culpados por coisas que acontecem na nossa vida, ou na vida de outras pessoas, que de certa forma derivaram de ações nossas.

Quando sentimos culpa limitamos, abdicamos do nosso poder sobre a nossa vida e isso pode fazer com que fiquemos estagnados, como se perdêssemos o direito a ser felizes, a tentar de novo, a uma outra oportunidade. É aí que criamos barreiras que nos impedem de evoluir de aproveitar novas oportunidades de ser feliz

Então o que devemos fazer? É importante libertarmo-nos dessa culpa e mudarmos a nossa forma de pensar perante a vida.

Devemos assumir responsabilidade pela nossa vida e pelas nossas ações, a diferença entre a responsabilidade e a culpa é que a culpa nos limita e a responsabilidade permite-nos mudar a nossa vida, porque aceitamo-nos como somos e aceitamos que podemos errar mas também que podemos mudar tudo com as nossas ações.

Ao aceitarmos a responsabilidade de algo menos bom que nos acontecesse, aceitamos também que depende apenas de nós alterar essa situação, tomamos controlo da nossa vida e podemos muda-la ao contrário da culpa que nos limita.

Quando dos sentirmos de alguma forma culpado devemos pedir verdadeiramente desculpa, seja a nós mesmo, seja a outra pessoa, só este passo já é por si um ato de coragem e de responsabilidade e pode aliviar imenso o peso da culpa.

Todos nós cometemos erros, somos todos humanos e é importante aceitarmo-nos tal como somos.

Depois disso pode refletir que ações ou padrões levaram a essa situação e depois veja que ações pode tomar para mudar a sua vida e resolver essa mesma situação. De certeza se procurar bem vai encontrar alguma coisa que pode mudar tudo.

Aceitarmo-nos e tomarmos responsabilidade sobre as nossas é um passo muito importante, apesar de tu o continuamos a ser merecedores de coisas boas… é importante nestas ocasiões direcionar a nossa energia para outras coisas, de que gostamos centrarmo-nos na nossa vida em mudá-la em fazer algo diferente para que o que nos levou a esta situação não volte a acontecer.

Pode também realizar uma meditação num lugar tranquilo em que visualiza esse sentimento a sair de dentro de si e coloca-o num balão, depois solta o balão e fica a vê-lo desaparecer. Depois disso abra os olhos, levante-se e corra atrás dos seus sonhos, lute pelo que realmente quer, seja feliz, assuma a responsabilidade pela sua vida e lembre-se não existem impossíveis

“Responsabilidade é a nossa capacidade de reagir a uma situação” Louise Hay

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.