Hoje fala-se de autismo pelo mundo

Hoje fala-se de autismo pelo mundo

Olá mamãs

Hoje por todo o mundo se fala um pouco de autismo e é cada vez mais uma doença para a qual as pessoas estão mais conscientes mas a realidade é que o preconceito ainda é grande e ainda há quem não entenda estas crianças especiais.

No ano passado, quando o meu filho entrou para o jardim-de-infância, a professora dele ao final de alguns meses suspeitava que ele pudesse ter síndrome de asperger, felizmente após terapia ele evoluiu bastante e essa hipótese já foi colocada de lado

Continua no entanto a ser uma criança bastante tímida, com algumas dificuldades de socialização, a nível de imaginação e tem algumas dificuldades em relação à motricidade fina mas já não se esconde debaixo da mesa e já fez bastantes amiguinhos!

Afinal o que é síndrome de asperger?

É uma variante do autismo, tem bastante características semelhantes ao autismo mas de uma forma bem mais leve.

São crianças com dificuldade de socialização, querem fazer amigos, querem interagir mas têm dificuldade na interpretação dos sinais de comunicação não-verbal e isso dificulta imenso a socialização e acaba por levar ao isolamento destas crianças muitas vezes por incompreensão das suas dificuldades pelos outros.

Outra característica é a incapacidade de perceber metáforas, dominam muito bem a linguagem e muitas vezes são capazes de falar de um tema sem parar, não percebem quando a outra pessoa não tem interesse sobre esse tema e por isso podem parecer insensíveis.

Têm uma grande capacidade de memorização, no entanto, são muito fracos no que toca a capacidades no pensamento abstrato por isso costumam ser muito bons a matemática mas o mesmo já não acontece em disciplinas que exijam pensamento abstrato

São crianças que desenvolvem interesses muito específicos de forma muitas vezes obsessiva e são também muito ligadas a rotinas. Qualquer pequena alteração nas suas rotinas diárias pode gerar uma grande crise de ansiedade.

E importante mostrar aos nossos filhos que as crianças autistas são diferentes, são especiais, têm alguma dificuldade mas acima de tudo são crianças que querem ser crianças e também querem ter amigos

As crianças podem ser bastantes cruéis e cabe a nós pais mostrar-lhes o que é correto e o que não é correto, mas primeiro é preciso que não haja preconceito entre os pais!

Estas crianças são muito inteligentes, apenas têm uma perceção do mundo completamente diferente do que é habitual, é uma doença que ainda não está muito bem compreendida, não se sabe ao certo o que a origina e continua-se à espera que todas as crianças cumpram determinados padrões…

Eu pergunto-me se não teremos também nós muito para aprender com estas crianças, se não seria muito mais fácil ensinar estas crianças usar as suas capacidades e a desenvolve-las em vez de tentar a todo o custo que encaixem nos padrões da sociedade?

Nem tudo o que é diferente e que foge da nossa realidade é necessariamente mau, precisamos de aprender a alargar o nosso horizonte, é muito o que fazemos no grupo com que trabalho, pensar de maneira diferente e estar aberto ao que nos é desconhecido, se gostavas de te juntar a nós e criar também tu o teu negócio entra neste link e inscreve-te!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.