E mais um dia de greve!

E mais um dia de greve!

Hoje os filhotes ficaram todos em casa porque a escola não abriu porque as senhoras auxiliares resolveram fazer greve, que teve uma adesão de 100% na escola deles, por isso, apesar de os respetivos professores estarem todos na escola não pode haver aulas!

Não sei se foi geral ou se foi apenas aqui, pelo menos em outras escolas daqui havia algumas funcionárias, mas não sei se as escolas também estavam paradas ou só a funcionar a meio gás.

As greves é uma coisa que me irrita mesmo, prejudica sempre mais gente do que as que ajuda e por cá o mais comum é as greves na função pública, o que torna a situação ainda mais irritante, já que todos sabemos que eles são uns privilegiados comparativamente ao sector privado e dos trabalhadores independentes então nem se fala….

É que hoje nem o ATL estava a funcionar, mais uma vez cá por casa não fez grande diferença, mas e todos aqueles pais que dependem da escola e do ATL para poderem ir trabalhar para colocar comida na mesa? Como será que fazem, já que muitos deles não têm familiares disponíveis para ajudar… não podendo levar as crianças para o trabalho, a solução será faltar… e que consequências isso terá? Embora não me afetem as greves neste momento irritam-me, é que são sempre os grupos mais privilegiados a fazerem greves e manifestações!

Conheço algumas pessoas no setor privado a fazerem horas extraordinárias sem receberem nada por isso, esses sim, fartam-se de trabalhar, muitas vezes sem condições, mas nem se atrevem a protestar porque logo está outro pronto para ir para o seu lugar… Agora as auxiliares que até têm tempo para estarem sentadas ao solinho à conversa????

Mas pronto, acabou por ser mais um dia de descanso para os miúdos que também é bom para eles, principalmente nesta altura do ano em que já andam mais cansados. Essa é outra das coisas que me faz confusão, os miúdos têm férias de verão muito longas e depois poucas pausas ao longo do ano, penso que o ano letivo podia ser distribuído de uma forma bem mais equilibrada, reduzindo as férias no verão e aumentando as pausas ao longo do ano.

Por exemplo, a cada mês de aulas podia haver uma semana de férias e depois reduzir as férias do verão a apenas julho e agosto em vês dos mais de 3 meses que temos agora, penso que até no aproveitamento escolar faria diferença.

Hoje aproveitamos então a folga para ir ao parque logo de manhã e passar lá umas boas horas a brincar, a correr, a gastar energia, no fundo a ser criança!

A T ainda tem a necessidade de fazer as suas sestas, mas hoje como estava o irmão resolveu não fazer e por mais incrível que pareça conseguiram brincar a tarde toda no quarto sem se zangarem um com o outro, estiveram a fazer competições de legos, mas quando perceberam que sozinhos não conseguiam fazer uma torre tão grande como queriam, largaram a competição e foram trabalhar em conjunto!

greve2

E no final do dia ainda vieram ajudar a mamã a encontrar os pares da enorme pilha de meias que há para dobrar todas as semanas! Claro que se fartaram num instante, mas é bom irem ajudando e irem aprendendo pequenas tarefas mesmo que ainda nem sempre as façam bem e que se cansem depressa é sempre bom eles irem aprendendo!

greve3

À medida que vão crescendo podem então depois começar a ter mais responsabilidades porque em famílias grandes quando todos ajudam um pouco tudo fica mais fácil!

E assim se passou um dia divertido e sem escola!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.