Desafios mamãs em forma: como ter a energia de uma criança?

Desafios mamãs em forma: como ter a energia de uma criança?

Olá mamãs

Hoje foi um daqueles dias que acordei com uma preguiça daquelas, sabem como é? Que só apetece ficar na cama até ao meio-dia, passar o dia no sofá sem fazer nenhum, ver filmes, relaxar e simplesmente não fazer nada? Acho que todas temos dias assim!

Pois é, mas com os filhotes em casa isso torna-se uma missão impossível! Então acabou por ser dia de levantar bem cedo por causa da semana de praia da mais velha com os amiguinhos, mas felizmente depois de despachar a mais velha para a praia, o rapazote ainda dormia e deu para ir dormir mais um pouquito com a pequenota, que quando está a dormir acompanhada dorme sempre um bocadinho mais do que o habitual!

Mas depois os pequenotes levantam-se como uma energia de fazer inveja a qualquer adulto, parece que depois de uma boa noite de sono estão com as pilhas completamente carregadas prontos para dias de brincadeira sem fim!

Quem não quer ter a energia interminável de uma criança? Saltar da cama com a boa disposição, felicidade e força de uma criança?

E então fiquei a pensar, como é que as crianças acordam com tanta energia logo de manhã e o que podemos aprender com elas que nos esquecemos ao longo do caminho?

É importante estarmos abertos ao que as crianças nos podem ensinar porque não somos apenas nós que temos algo para lhes mostrar, à medida que crescemos perdemos muitas coisas inatas e que são importantes e ninguém melhor que os nossos filhotes para nos ensinarem coisas importantes do nosso dia-a-dia que nos esquecemos.

Então afinal como é que as crianças têm tanta energia?

  • Primeiro já repararam que um bebé ou criança ao acordar a primeira coisa que faz é espreguiçar-se, mesmo ainda mal tendo aberto os olhos? Muitas vezes esquecemo-nos de espreguiçar mas é um reflexo importante que vai despertar o nosso corpo e colocar a energia a correr, então antes de se levantarem da cama espreguicem-se muito bem, estiquem-se ao máximo, digam ao vosso corpo que é hora de acordar e coloquem essa energia a mexer.
  • Depois as crianças levantam-se de um salto (as mais pequenas pelo menos), não ficam a pensar na preguiça, se pensarmos que estamos cansadas e que queremos dormir mais é exatamente assim que nos vamos sentir, as crianças nunca querem dormir mais e estão sempre prontas para um novo dia e por mais estranho que pareça essa disposição também dá uma barra de energia extra.
  • O tempo e qualidade de sono é outro fator importante, já mencionei isso noutros artigos mas nunca é demais relembrar que é importante dormir as horas suficientes de sono e que esse sono seja um sono de qualidade, é o sono que nos permite repor a energia e revitalizar o corpo e a mente.
  • Outra coisa, não sei se já repararam mas as crianças vivem o dia minuto a minuto, não pensam no dia todo de uma vez, nem têm capacidade para o fazer, por outro lado, nós quando acordarmos uma das primeiras coisas que fazemos é pensar nas milhares de coisas que temos para fazer ao longo do dia e como o tempo parece pouco… então ficamos cansadas mesmo antes de começarmos! Então outra dica importante das nossas crianças é pensarmos numa coisa de cada vez, pensarmos numa tarefa de cada vez em vez de colocarmos todo o dia logo em mente mal este começa! Assim tudo vai parecer mais fácil e vamos ter mais energia para executar as tarefas
  • Importante é também não ficarmos muito tempo paradas, já repararam que as crianças se estão sempre a mexer e que normalmente quando uma criança está muito parada é porque está doente? Nós adultos temos tendência para estarmos na mesma posição sem nos mexermos por vezes demasiado tempo, então o truque é arranjarmos formas de nos irmos mexendo enquanto estamos a fazer as nossas tarefas mais estáticas ou então fazermos pausas frequentes para metermos o esqueleto em movimento!
  • A alimentação também faz toda a diferença, geralmente temos tendência para dar aos nossos pequeninos uma alimentação saudável sem no entanto seguirmos o exemplo, evitar excesso de açúcar, evitar comer demais e fazer várias refeições pequenas vai ajudar o nosso estômago a digerir melhor os alimentos e a não ter que monopolizar toda a energia sempre que tem que fazer a digestão!

Então bora lá colocar estas dicas em prática e testar se conseguimos ter a energia que as nossas crianças têm!

E vocês, já pensarem em tudo o que têm para partilhar que foram aprendendo nesta jornada de ser mãe? Todas as coisas uteis que têm para partilhar com outras mamãs, não gostavam de ter o vosso próprio blog para fazer isso? E se for num sistema que vos permite ganhar dinheiro enquanto partilham as coisas de que gostam? Sabe mais sobre esse sistema aqui!

banner mae novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.