Crianças e a alimentação

Crianças e a alimentação

Boa noite

A preocupação com o que as crianças e bebés comem começa logo mal nascem e quando temos um bebé toda a gente parece ter uma opinião sobre como deve ser a alimentação e à medida que vão crescendo essas opiniões transformam-se muitas vezes em críticas se as crianças não comem e crescem como esperado!

Se têm filhos de certeza que já passaram por situações em que vos dizem o que estão a fazer mal, mas sem ser como uma crítica construtiva só mesmo por criticar, sabem como é não é?

No meu caso como se costuma dizer sou presa por ter cão e por não ter! Os meus três filhotes no que diz respeito à alimentação sempre foram muito diferentes, começaram todos por ser amamentados com introdução de sólidos aos quatro meses, mas é na forma como encaram os sólidos que tudo muda!

A minha filha mais velha sempre foi de bom garfo, gosta de comer, quanto mais melhor e são poucas as coisas que se pode dizer que ela não gosta! Então qual é o problema aqui?

O problema é que sempre foi gorduchinha e claro que quem paga é a mãe, supostamente era a sua má alimentação, depois de dois anos numa nutricionista e de restrições alimentares numa criança acho que não faz o menor sentido e desisti, ela é mais pro gordinha é mesmo da sua constituição e metabolismo e não há que fazer drama por causa disso!

O meu filho é exatamente o oposto, é uma autêntica dor de cabeça para comer e sempre o foi desde que começou com os sólidos, a pediatra chegou até a pesquisar várias doenças por ter descido de percentil, mas mais uma vez é mesmo dele, tem uma altura normal mas o peso está bem abaixo da média!

baby-84686_1280

Realmente faz-me um pouco de impressão porque ele é realmente muito magro, e claro que mais uma vez para aquelas pessoas criticas a culpa é da mãe! Cá em casa comem todos o mesmo e de igual maneira não há distinções, portanto a alimentação que faz uma ter excesso de peso também faz o outro ter peso a menos!

Nem sempre é da alimentação, somos pessoas diferentes, temos metabolismos diferentes e ao comermos a mesma coisa o nosso organismo vai também ter comportamentos diferentes!

A minha filha mais nova depende dos dias, tem dias que é como a irmã que devora tudo e tem outros que faz fitas enormes para comer o que tem no prato, mas também é mais para o magrinho como o irmão, principalmente por ser muito alta!

Por isso, não se preocupem tanto com o que os vossos filhos comem ou não, não transformem as horas da refeição em momentos de autentico stress, as crianças são todas diferentes! Certifiquem-se que elas estão saudáveis e que não têm nenhum problema de saúde e depois deixem-nas alimentar-se consoante as suas necessidades e não conforme o que as pessoas acham que elas o devem fazer!

O que podemos aprender principalmente é que as pessoas vão estar sempre prontas para nos criticar, não interessa se vamos pela direita ou pela esquerda, quem nos quer criticar vai sempre arranjar uma forma de o fazer e nós temos simplesmente que ignorar!

Faz o que quiseres e o que achas que é melhor para a tua vida sem pensares no que os outros vão dizer porque por mais que tentes nunca vais conseguir agradar a quem gosta de criticar e só te vais limitar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.