Como superar a fase de cólicas dos bebés?

Como superar a fase de cólicas dos bebés?

Olá mamãs

Todos os bebés passam por esta fase com maior ou menor intensidade e é algo perfeitamente normal, mas também é importante perceber que nem todo o choro mais intenso do bebé é causado por cólicas!

No outro dia estava à espera no pediatra e comecei a ler uma revista que falava sobre o assunto e fiquei impressionada ao ver uma Pediatra falar do choro de final do dia como sendo cólicas, é assim tão difícil de perceber que o bebé também pode necessitar de libertar de todos os estímulos que recebe ao longo do dia? Por isso esse choro agressivo chega ao final do dia e não no início? Tudo bem que o choro agressivo pode depois originar cólicas por o bebé estar a engolir ar, mas aqui as cólicas não são a causa do choro mas sim a consequência e acaba por ser um círculo vicioso!

Então o que é que origina as cólicas no recém-nascido?

  • Antes de mais é a própria imaturidade do sistema digestivo que está a aprender a processar os alimentos, mesmo que numa fase inicial seja apenas o leite!
  • Depois podem ser causadas pelo próprio leite, se for artificial pode não ser adequado, se for materno é preciso ter em atenção o que a mãe está a comer.
  • O bebé pode estar a engolir ar ao mamar o leite ou na sequência de uma crise de choro

Como ajudar o bebé numa crise de cólicas?

  • Deitar o bebé de barriga para baixo e ficar sempre junto do bebé quando deitado nesta posição
  • Fazer uma massagem na barriguinha no sentido dos ponteiros do relógio
  • Fletir as pernas do bebé de encontro à barriga
  • Estando com o bebé ao colo deita-lo no braço de barriga para baixo

Como reduzir estas crises e a sua intensidade?

  1. No caso de o bebé mamar leite artificial optar por um leite próprio e experimentar vários até acertar com um com o qual o bebé se dê bem, normalmente os pediatras têm amostras de vários leites para podermos fazer estes testes, que são fornecidas gratuitamente.
  2. No caso de o bebé ser amamentado:
    • A mãe deve fazer um registo de tudo o que ingere e das crises do bebé para que possa perceber que alimentos podem estar a originar as cólicas. Normalmente os alimentos que a nós nos causam pior digestão também o vão fazer no bebé. Ter atenção especial a alimentos como: feijão, grão, chocolate, café, leite, carnes vermelhas, couve, cebola.
    • Como normalmente os bebés não bebem chá a mãe pode fazê-lo por eles uma vez que vão receber o necessário através do leite:
      • Chá de funcho: vai ajudar a reduzir as cólicas ao mesmo tempo que ajuda a mãe a produzir mais leite.
      • Chá de camomila: vai reduzir os espasmos do intestino
      • Flor de laranjeira: vai acalmar
      • Hortelã-pimenta: vai ajudar na digestão

 

Aqui está o meu vídeo sobre este assunto:

O stress da mãe passa para o bebé e pode também causar choro que depois vai originar cólicas, mães que não têm que se preocupar com deixar os bebés ao cuidado de terceiros estão regra geral mais calmas e passam isso ao bebé, tu também podes criar o teu negócio online e ter essa tranquilidade: vê aqui como

banner mae novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.