Boa semana #180 – Quatro Baby blues depois…

Boa semana #180 – Quatro Baby blues depois…

Quem já ouviu falar do baby blues? Quem conseguiu identificar no seu pós parto? A verdade é que uma boa parte das mulheres passa por isso no pós-parto. E não é nada agradável porque é uma fase em que nem nós mesmas nos entendemos. Mas vamos por partes, o que é afinal o baby blues?

O baby blues é um estado de melancolia que a mulher sente alguns dias após o parto, uma certa tristeza em alguns períodos do dia. E que desaparece normalmente ao final de alguns dias ou 2 ou 3 semanas. É um sentimento de tristeza no meio da alegria do nascimento do bebé, uma sensação de incapacidade e um choro frequente sem razão nenhuma. Isto pode gerar uma grande confusão na cabeça da recém mamã e sentimentos de culpa mas é uma situação normal pela qual passa a maioria das mulheres no pós-parto




O que causa o baby blues?

As causas ainda não estão claramente compreendidas, mas pensa-se que há uma relação entre a grande alteração hormonal e este estado. À revolução hormonal junta-se todas as adaptações necessárias com a chegada de um bebé à família, as poucas horas de sono, um autentico turbilhão de emoções ao ver aquele pequeno ser, tudo isto acaba por contribuir um pouco para esse estado melancólico

Sintomas:

  • choro
  • leve tristeza
  • ansiedade
  • irritabilidade
  • grandes variações de humor
  • dificuldade em dormir mesmo quando o bebé está a dormir
  • falta de concentração
  • falta de apetite
  • insegurança

Qual a duração?

Este sentimento não está presente o tempo todo, surgindo apenas em alguns períodos do dia. Os sintomas começam a surgir poucos dias após o parto e devem desaparecer antes do bebé completar o primeiro mês de vida

Como superar o baby blues?

Normalmente este estado desaparece naturalmente e não necessita de medicação.

Conversar sobre o que se sente pode ajudar.

É importante também que o companheiro saiba o que se está a passar para que assim também ele possa dar apoio nesta fase tão importante.

A recém mamã não se deve esquecer de cuidar de si, mesmo sem sair de casa, isso também ajuda um pouco. E pode também deixar o bebé um pouco com o papá e sair para apanhar um pouco de ar e relaxar, mesmo que por pouco tempo, pode ser o suficiente para melhorar o estado melancólico.

Descansar o máximo que for possível e fazer uma boa alimentação também são muito importantes nesta fase. E não esquecer de pedir ajuda se for necessário.

Receber muitas visitas em casa para conhecer o bebé nos primeiros dias pode agravar este estado de melancolia, então é bom colocar limites também no número de visitas e deixar para mais tarde a apresentação do bebé para as pessoas que não sejam assim tão próximas da família. Esta é uma fase em que a mamã e o bebé precisam essencialmente de descanso e sossego!

É no entanto importante diferenciar o baby-blues da depressão pós parto, muitos dos sintomas podem ser semelhantes mas são muito mais intensos. A depressão pós parto pode prolongar-se por diversos medos ou pode surgir apenas vários meses após o parto. No baby blues em pouco tempo esse estado de melancolia acaba por desaparecer enquanto que na depressão pós parto apenas se intensificam os sintomas. O baby blues não impede a rotina habitual já a depressão pós parto sim. Em caso de duvida o melhor é sempre procurar ajuda médica

Eu consegui identificar claramente o baby blues no meus quatro pós parto, na primeira gravidez não fazia ideia do que se estava a passar, nunca tinha ouvido falar de tal e por isso foi muito mais intenso e angustiante. Eu chorava sem saber porque estava a chorar, à minha volta questionavam-me e eu não sabia responder o que só me deixava irritada. Foi sem dúvida um grande turbilhão de emoções difíceis de controlar. Lembro-me de me sentar a dar de mamar e as lágrimas correrem pela cara abaixo tal era o turbilhão de emoções. Quanto me questionavam se tinha dores limitava-me a dizer que sim para não ter que dar explicações!

Já neste último a experiência foi completamente diferente, eu sabia bem o que me esperava, não só estava informada como já tinha a experiência dos anteriores pós-parto então foi muito mais fácil. Continuava a parecer uma Maria Madalena sem razão aparente mas pelo menos já sabia o que se estava a passar, sabia que era temporário e que num piscar de olhos tudo voltaria ao normal isso deu-me forças para passar por esse período de forma mais serena. Mesmo tendo que cuidar de todos os outros miúdos foi uma fase muito mais tranquila e no meio das imensas coisas que tinha sempre para fazer superar a melancolia foi muito mais simples. O pai também já sabia o que se estava a passar o que sem dúvida ajudou imenso!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.