Boa semana #177 – Dar ou não a Rotarix?

Boa semana #177 – Dar ou não a Rotarix?

A rotarix é uma vacina oral dada aos bebés que protege contra o rotavírus, existe também a rotateq que protege contra o mesmo vírus. A rotarix é administrada em duas doses e a rotateq em três. Os meus três filhotes mais novos levaram a rotarix aos 2 e 4 meses de vida. A mais velha não levou porque ainda não existia. No mais novo cheguei a questionar-me se valeria ou não a pena a administração da vacina mas acabei por dar!




O rotavírus é um vírus que causa gastroenterites nas crianças e é responsável pela maioria dos casos de gastroenterite em crianças pequenas. Tem várias estirpes e pode dar quadros de gastroenterite graves, podendo mesmo em casos mais graves levar a internamento para administração de fluidos por via intravenosa. É também o rotavírus o responsável por mais internamentos por gastroenterite em crianças com menos de 15 meses.

Os sintomas são febre, vómitos e diarreia. Repouso e muitos líquidos resolvem na maioria dos casos de gastroenterite mas em crianças pequenas a desidratação pode acontecer muito depressa, por isso levar mais vezes ao internamento, principalmente no caso das infeções por rotavírus por ser um vírus mais agressivo.

A transmissão dá-se pela ingestão de bebidas ou alimentos contaminados pelo vírus ou de pessoa para pessoa, que em crianças acontece com uma grande facilidade, principalmente nas escolas. A melhor maneira de prevenir a transmissão de pessoa para pessoa é lavar as mãos com muita frequência, o que normalmente as crianças não fazem daí se transmitir tão facilmente.

A vacina é composta pelo vírus vivo mas atenuado por isso pode dar alguns efeitos secundários e é preciso estar atento e ter bastante cuidado na muda da fralda do bebé nos 10 dias seguintes à toma da vacina. A chupeta se for usada logo a seguir à vacina também deve ser esterilizada. Como o vírus da vacina pode ser eliminado pelas fezes do bebé é muito importante lavar muito bem as mãos após cada muda de fralda.

Efeitos secundários mais frequentes são os mesmo causados pelo vírus: vómitos, febre, diarreia, perda de apetite e irritabilidade. No caso dos meus filhotes apenas houve alguma irritabilidade e apatia após a toma das vacinas, mas como a rotavírus nunca foi dada isolada não posso associar nenhum desses efeitos diretamente à rotavírus, uma vez que as outras vacinas também podem dar irritabilidade e apatia.

Porque me questionei sobre administrar ou não a vacina no mais novo? É possível que os meus pequenos nunca tenham apanhado um rotavírus mas a realidade é que as gastroenterites são até bastante comuns cá por casa, resolvem-se ao final de uns dias e os sintomas foram sempre semelhantes entre os vacinados e a não vacina. Mas como nunca fizeram análises não sei que tipo de vírus apanharam!

O fato de ser uma vacina oral também me fez questionar se realmente fará o efeito devido, isto porque sempre tive bebés com tendência para bolsar imenso. É importante não amamentar ou dar biberão ao bebé uma hora antes e uma hora após a vacina para evitar o bolsar. Mas e se isso acontecer logo a seguir à toma da vacina, será que lá fica o suficiente para dar imunidade?

Estas foram as minhas principais questões, mas achei que valia a pena vacinar na mesma. Pelo menos assim sei que fiz tudo o que estava ao meu alcance para proteger o meu filho!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.