Boa semana #165 – Primeiros meses de vida: a felicidade no meio da exaustão!

Boa semana #165 – Primeiros meses de vida: a felicidade no meio da exaustão!

O R já tem 2 meses e como estes meses se passaram depressa. Uma enorme felicidade por este novo ser surge no meio da exaustão pelas noites sem dormir!

A chegada de um novo bebé à família é sempre uma revolução, a adaptação dos manos, toda uma nova rotina, poucas horas de sono e muito cansaço à mistura. Se a adaptação a um novo bebé já leva o seu tempo, quando há manos acaba por se tornar mais difícil, é um acumular de tarefas com privação de sono e uma gigantesca revolução hormonal!

Mas o seu sorriso acaba por nos derreter o coração e fazer com que tudo valha a pena! E observa-lo enquanto dorme (e nós devíamos fazer o mesmo) não é o melhor do mundo? A serenidade de um bebé a dormir deve ser das coisas mais calmantes do mundo!

No hospital acabamos por não ficar nem 48h após o seu nascimento, estava tudo bem connosco e tivemos alta após as 36 horas.

Estas primeiras horas foram difíceis, ele mamou logo no recobro, na primeira hora após o nascimento mas depois seguindo os passos dos irmãos não quis mamar mais.

As enfermeiras que nos acompanharam foram incansáveis sempre a ajudar para que ele mamasse mas ele mal abria a boca e quando abria pegava no mamilo e logo largava.

Tentamos com os mamilos de silicone que a enfermeira me trouxe mas ainda foi pior, e não gostou mesmo nada daquilo!

No dia a seguir ao seu nascimento já tinha perdido 200g e a pediatra decidiu aspirar, estava cheio de secreções e tinha muito liquido no estômago o que o deixava mal disposto.

Umas horas depois já mamou um pouco mas nos primeiros dias ele queria mesmo era dormir. tinha que o estar sempre a acordar para comer, de 2 em 2 horas, mesmo de noite.

Nos dias que estivemos no hospital perdeu quase 300g, mas quando voltamos ao hospital para fazer o teste do pezinho e o rastreio auditivo já tinha recuperado 70g.

Com o passar dos dias ele apercebeu-se que já tinha saído do forno e começou a acordar por ele para mamar, por vezes até menos de 2h.

Resolvi que a amamentação seria em livre demanda mas no primeiro mês não foi mesmo nada fácil. os meus mamilos estavam muito sensíveis e chegaram mesmo a fazer ferida e a sangrar. Ele tinha uma boca super pequenina e só abria em biquinho, os meus mamilos são largos e ele apenas apanhava a ponta fazendo uma prega incorreta que depois magoava!

Entre feridas e ductos entupidos lá acabou por aprender a mamar de formar correta e neste momento já mama corretamente e em livre demanda, o que faz com que passe uma boa parte do dia a amamentar!

Depois quando dorme surge aquela necessidade incontrolável de estar sempre a verificar se continuam a respirar, o que não facilita o nosso descanso também.

Acabou por estabilizar no percentil 15, é um bebé pequeno que não está a engordar muito por mês mas que está a desenvolver dentro da normalidade, por isso, se continuarmos assim é para manter a maminha em exclusivo até aos 6 meses como recomenda a OMS.

Como nunca sabemos tudo e estamos sempre a aprender e a reparar em novos detalhes, mesmo quando já vamos no quarto filho. No R reparei no detalhe de estar sempre com as mãos fechadas, não me recordo de todo dos outros passarem tanto tempo sempre de mão fechadas, mas como é algo normal provavelmente os manos também o fazia, apenas foi um detalhe que não gravei na minha memória!

A chucha só começamos a oferecer este mês, a tia comprou uma muito gira com um bigode! Mas enquanto a amamentação não estava estabilizada não oferecemos, o que se oferecia era a maminha! Continuamos a oferecer a maminha em casa, mas na rua e principalmente no carro quando estamos parados no transito oferecemos a chucha. Ele não é grande fã dela, e não queremos que ele esteja sempre agarrado a ela mas por vezes dá jeito!

E pronto cá em casa estamos completamente apaixonados pelo novo elemento da família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.