Boa semana #141 – Este ano tivemos um natal menos consumista!

Boa semana #141 – Este ano tivemos um natal menos consumista!

Ao longo dos anos os brinquedos cá em casa foram-se acumulando e com três crianças rapidamente a quantidade de brinquedos que recebiam no natal se tornou enorme. Entre os pais, os avós e mais umas pessoas chegadas da família, o dia de natal transformava a nossa pequena sala numa loja de brinquedos!

E o espaço também é cada vez menos, para além disso eles limitavam-se a rasgar todos os embrulhos à velocidade da luz à medida que os brinquedos iam ficam empilhados sem embrulhos. Uma vez tudo fora da caixa já tinham perdido a piada! Sim, é verdade, os brinquedos que eles tanto queriam e tanto pediam deixavam de interessar assim que os recebiam!




Com o passar do tempo o natal e todo o consumismo que o envolve foi fazendo cada vez menos sentido para mim e no ano passado já a muito custo tinha convencido o pai a reduzir as prendas que lhes íamos dar, uma vez que não conseguimos controlar o que os outros oferecem, podemos pelo menos reduzir o que nós damos.

Mas mesmo assim eles ainda receberam muita coisa, então este ano a decisão foi mesmo não oferecer prendas. A verdade é que eles não precisam de mais brinquedos, perdem rapidamente o interesse no que lhes dão e o espaço cá por casa também já é pouco. Então não fazia qualquer sentido em comprar prendas só por comprar. Desta vez já não foi necessário convencer o pai que rapidamente alinhou, talvez por o trabalho ter sido feito ao longo do ano!!!

Mesmo não havendo prendas do lado dos pais, eles ainda receberam as prendas vindas dos avós e de umas pessoas que nos são próximas. Foram bem menos e assim eles acabaram por dar mais atenção ao que receberam!

Com o passar do tempo vamos aprendendo a fazer as coisas da melhor maneira e com uma família grande é importante ensinar-lhes a dar valor às coisas que têm, que recebem, a adquirir apenas o que é necessário e de forma consciente.

Também nós fomos aprendendo esta lição à medida que sentimos a necessidade de lhes ensinar isso. Nem sempre foi assim, mas estes feriados que são virados para o comercio e para a aquisição de coisas só porque sim deixaram de fazer sentido cá por casa. Para ensinar os miúdos a ser menos consumistas a aprendizagem tem que ser feita também por nós, principalmente na sociedade em que vivemos.

Somos constantemente bombardeados com anúncios de coisas que são criados para nos levar a pensar que são indispensáveis, mas a realidade é que não são. Este é um dos casos que menos é mais. Menos consumismo, menos tralha dá-nos mais tempo em família e maior capacidade financeira para atividades que serão mais memoráveis do que um brinquedo que apenas vai ficar jogado a um canto.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.