Boa semana #137 – És dona ou escrava dos teus sentimentos?

Boa semana #137 – És dona ou escrava dos teus sentimentos?

Ao longo do dia experienciamos sempre diversas emoções e sentimentos, alguns passageiros e outros que se prolongam por algum tempo. Uns bons, outros maus e outros assim-assim todos eles fazem parte da nossa vida, agora será que controlam a nossa vida ou são mantidos sob controlo? Fazem de ti escrava ou és a dona deles?

Muitas vezes o calor do momento leva a melhor e deixamo-nos “levar pelas emoções”, mas raramente o resultado de nos deixar-mos levar por elas tem bom resultado. Seja uma loucura cometida em nome da paixão ou palavras amargas ditas em momentos de raiva, regra geral acabam por levar ao arrependimento!

É importante vivenciar emoções e sentimentos sem que nos deixemos levar por eles e tomar decisões com base neles, sem pensar um pouco pode levar a um caminho errado. Mas afinal quem nunca o fez? Principalmente nos anos de adolescência




Mas com o passar dos anos acabamos por aprender a refletir, a deixar as emoções assentar, os sentimentos solidificar antes de tomar decisões que mudam por completamente a nossa vida e não necessariamente para melhor! Esta foi sem dúvida uma lição difícil para mim! Muitas vezes me deixei levar, disse o que não queria, fiz o que não devia e enganei-me a avaliar sentimentos. Tudo porque não parei para refletir um pouco antes e me deixei levar pelo momento!

Fui escrava das minhas emoções e sentimentos, comandaram a minha vida por muito tempo, eu diria até tempo demais, mas como se costuma dizer mais vale tarde do que nunca! E eu acabei por aprender a esperar, a refletir, a avaliar bem o que sentia e acabei por me tornar dona dos meus sentimentos e não escrava deles!

E consegui isso muito graças ao desenvolvimento pessoal, talvez por isso hoje em dia seja tão apaixonada por tudo o que tem a ver com crescimento e desenvolvimento pessoal. Afinal foi essa área que me permitiu conhecer a mim mesma, que me permitiu crescer, vivenciar os momentos sem que me torne escrava deles!

Até pode ver alturas em que seja bom serem as emoções a guiarem os nossos passos, mas eu ainda não descobri nenhuma dessas alturas! E muitas vezes as nossas emoções nos enganam e nos levam a pensar que sentimos uma coisa quando na verdade não a sentimos. E isso faz com que acabemos por percorrer um caminho que não queríamos percorrer. Deixar o calor do momento assentar é sempre uma melhor ideia.

Isto claro não quer dizer que os nossos sentimentos não nos possam servir de guia, mas apenas os que já amadureceram devem ter esse papel!

Então, escrava ou dona? Fica a questão para reflexão!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.